O poeta Manú Rolim

MANÚ ROLIM DE OLIVEIRA

* Cajazeiras (PB), 26/05/1936
+

O poeta Manú Rolim de Oliveira nasceu em 26 de maio de 1936 no Sítio Ferreiras, no município de Cajazeiras (PB), sendo filho de Vicente Bernardino de Oliveira e Ana Rolim de Oliveira.

Trabalhou na roça até 1956, quando seu pai faleceu e seu irmão, Antônio Rolim de Oliveira, casou. Ficando sozinho no roçado, largou tudo e foi morar em João Pessoa (PB).

Em 1957, chegando em João Pessoa, trabalhou como empregado de loja de tecidos até 1964, quando sua mãe pediu que ele voltasse à Cajazeiras, pois pretendia vender a terra e colocar um comércio na cidade. Manú voltou e foi trabalhar com a sua mãe no próprio comércio.

Manu Rolim casou em 1967 com Anita da Silva Oliveira e desta união nasceram quatro filhas: Magnólia, as gêmeas Madelom e Maglene e Ariana. O casal também adotou o Alex Patrick.

Em 1970, fugindo de uma grande seca que assolava todo o Nordeste brasileiro, Manú Rolim mudou-se para Coroatá (MA), onde trabalhou como balconista. Em 1975, já estava com o seu próprio comércio de tecidos, confecções, móveis e eletrodomésticos – a Loja Rolim. Em 1983, o poeta mudou-se com a família para Imperatriz (MA), quando encerrou as atividades comerciais em 1986.

A partir deste momento, Manú Rolim passou a escrever literatura de cordel e a trabalhar como segurança em uma loja de calçados no centro comercial de Imperatriz.

Manú Rolim escreveu, dentre outros:

Sair da versão mobile