O major Epifânio Sobreira

EPIFÂNIO GONÇALVES SOBREIRA ROLIM
Cajazeiras (PB), 11/08/1864
Cajazeiras (PB), 21/09/1937

Epifânio Sobreira nasceu em Cajazeiras a 11 de agosto de 1864. Filho do professor Francisco Gonçalves Sobreira e de Josefa Gonçalves Sobreira Rolim, sobrinha do Padre Rolim. Foi proprietário rural, delegado de polícia e comerciante abastado, voltado para o desenvolvimento da cidade, com a realização de vários empreendimentos que lembram o seu nome.

Casou-se com a cearense de Iguatu, Saturnina Sobreira Bastos. Homem de muita coragem, notabilizou-se pela resistência que opôs, corajosamente, ao assalto dos cangaceiros chefiados por Sabino Gomes, em 1926, ao sustentar de dentro da casa onde morava à investida do bando, auxiliado pro José Inácio, morador de sua fazenda e homem de confiança.

Juntamente com o sírio-libanês João Bichara, construiu um prédio na Avenida Presidente João Pessoa, destinado à instalação do Cinema Moderno, transformado, depois, no primeiro cinema falado de Cajazeiras.

O casal deixou numerosa descendência a partir de seus sete filhos: Cacilda, Waldetrudes, Alcebíades, Gumercindo, Josefa, Rivadávia e Marilda.

Faleceu, em Cajazeiras, a 21 de setembro de 1937.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share