A reinauguração do Teatro Íracles Pires

TATYANA
0 68
AM3 – 250×250

O Teatro Íracles Pires, depois de uma obra de demolição e reconstrução que demandou um longo período (nem tão longo assim, haja vista as inúmeras obras inacabadas que se espalham por nosso país), mas o Governador Ricardo Coutinho, diferentemente do resto do país, consegue terminar as obras que se propõe a fazer, vem entregar a seus jurisdicionados o Teatro Regional de Cajazeiras, que leva o nome de  minha genitora.

E como vamos começar essa crônica? Pelo começo. Aqui, desde muito tempo, desde as décadas, de 50 pelo menos, sempre existiu uma vontade de fazer teatro. Houve, lá pelo começo do século passado, um grupo, segundo ouvi dizer, chamado “Romeiros do Futuro”, depois veio o T.A.C. – Teatro de Amadores de Cajazeiras, que minha mãe depois de casada, quando veio aqui residir, assumiu a direção e deu uma dinâmica incomum ao teatro de amadores aqui no sertão. Ela recolhia todos os mais expressivos quadros jovens de nossa cidade, e uns tantos outros, e encenavam muitas peças de teatro que ficaram marcadas na nossa história.

[ads1]

 

Vou apenas para citar uma: o Auto da Compadecida, e como ator dessa peça, fazendo dois papéis, nosso parente Tantino Cartaxo, ilustre filho do nada mais nada menos que Dr. Christiano Cartaxo, o poeta-mor de nossa região, era um dos seus atores. Podia citar outros, mas o espaço é pouco.

Uma das maiores limitações naquela a era a falta de um espaço adequado em que se pudesse apresentar essas peças teatrais. Primeiro, se improvisou o Tênis Clube: colocava-se o palco da orquestra, e quando se revelou que era muito pequeno, fazia-se um palco de madira à frente do citado, e assim se apresentavam as peças teatrais.

Depois, o nosso Bispo Diocesano Dom Zacarias, construiu o “Cine teatro Apolo XI”, que ficou sendo o local mais adequado para a realização dessas peças, inclusive tenho que citar quando se apresentou a primeira tragédia grega no sertão, Édipo Rei, mas como servia primordialmente como cinema, havia uma série de improvisações a serem feitas para se levar as peças teatrais.

No tempo em que Ivan Bichara, nosso conterrâneo, foi governador, se apresentou uma maquete do teatro que se iria construir na nossa cidade, mas como já era fim de governo, pouco ou nada se pode fazer.

[ads2]

 

Então quando o governador eleito foi Wilson Braga, esse muito amigo de Ica, ele conseguiu tirar um coelho da cartola, e conseguiu fazer o tão almejado teatro que minha mãe reclamava para cajazeiras. E para homenageá-la, deu o nome de sua amiga ao teatro que ele inauguria.

Então, nós ficamos mais de vinte anos com nosso teatro, pequeno, com algumas improvisações, mas um teatro moderno. O teatro Ica, como ficou conhecido, fez história na nossa cidade.

Quando da eleição do atual governador Ricardo Coutinho, o pessoal do teatro, e entre estes Rivelino Martins, reclamava que o Teatro Ica, precisava de uma reforma.

O governador, ficou sensibilizado com aqueles pedidos, mandou elaborar o projeto dessa reforma, que depois ao invés de reforma, o que vimos foi uma reconstrução desse teatro.

O tempo perdido em que nossa cidade não dispunha de um lugar adequado para se fazer teatro e outras atividades assemelhadas, esse tem que ser recuperado, é a nota triste do que escrevo, mas não se faz omelete sem primeiro quebrar o ovo. Agora, a ação vai ser nossa, os futuros usuários desse novo teatro.

Outra coisa que a gente tem que notar: o novo teatro, é muito mais completo, tem como anexo uma sala de dança, camarins muito melhores, poltronas mais confortáveis, enfim, na minha humilde opinião, minha mãe onde quer que ela esteja, e pelo que fez aqui entre nós num merecido lugar no outro mundo, deve estar satisfeita com o resultado da reforma-reconstrução.

A essa obra que se reinaugura e que nossa terra tenha de novo um movimento teatral tão dinâmico como nos tempos em que minha mãe era viva. Nossos agradecimentos ao Governador com essa reconquista.

[ads1]

 

PEPÉ PIRES FERREIRA É ENGENHEIRO MECÂNICO E ADVOGADO

ELIANE BANDEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.