Cajazeiras-PB, 18/11/2017
HOME » ALMANAQUE » A inauguração do ‘motor da luz’

A inauguração do ‘motor da luz’

portal_memoria_XIII_800x558

O aglomerado de gente que aparece na foto, feita provavelmente, em 1928, deve-se ao ato de inauguração do prédio do “motor da luz”, localizado no final da atua Praça Presidente João Pessoa, na época chamada de Rua Sete de Setembro, já próximo do chamado “balde do açude”.

Cel. Sabino Gonçalves Rolim, Prefeito Municipal na época (1923-1928), é que ultimou a construção; posteriormente, o “motor da luz” foi levado para o recuo da esquerda do prédio que o abrigava onde permaneceu por cerca duas décadas. Mas, o que nos chama mais a atenção é o majestoso edifício de propriedade do Sr. João Bichara, pai do ex-governador Ivan Bichara Sobreira, nosso ilustre conterrâneo.

Historiando: no ano de 1862, os irmãos franceses Lumière (Louis e Auguste) haviam criado o cinematógrafo; João Bichara nos trouxe, em 1926, o Cinema Moderno, embrião do nosso saudoso Cine Éden (lembre-se de Carlos Paulino), cujo “enscondidinho do cinema” juntava os enamorados da época, sobretudo nas sessões do sábado e do domingo.

No primeiro plano, o Excelsior Club, que “virou” Clube OK (leia-se okêi) e, posteriormente, serviu de sede do Jovem Clube. Mas, aí, já é outra história que lhes contaremos proximamente.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS

SOBRE Christiano Moura

4 COMENTÁRIOS

  1. José Abdon Querino

    Ainda sobre a implantação do motor da luz na mesma época, quem foi nomeado como gerente o Sr. José Pereira Rolim o qual ficou conhecido como Luca da Luz.

  2. José Abdon Querino

    Ainda sobre a implantação do motor da luz na mesma época, quem foi nomeado como gerente o Sr. José Pereira Rolim o qual ficou conhecido como Zuca da Luz.

  3. José Abdon Querino

    Ainda sobre a implantação do motor da luz na mesma época, foi nomeado como gerente o Sr. José Pereira Rolim o qual ficou conhecido como Zuca da Luz. ( seu zuca )

  4. nossa q bacana, ñ foi a minha época quando conheci este prédio ai foi nos anos 80´s já chamado de jovem club o clube do dantinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *