Cajazeiras-PB, 24/11/2017
HOME » ALMANAQUE » [2009] Açude Lagoa do Arroz atinge capacidade e sangra com lâmina de 30 centímetros

[2009] Açude Lagoa do Arroz atinge capacidade e sangra com lâmina de 30 centímetros

lagoa_do_arroz_primeira_sangria_abril_2008 (3)

O Açude Lagoa do Arroz, no Vale do riacho Cacaré, no município de Cajazeiras, atingiu sua capacidade de armazenamento no sábado passado, dia 04, e já está sangrando com uma lâmina de trinta centímetros. O reservatório tem capacidade para 80 milhões, 220 mil e 750 metros cúbicos. O transbordamento acontece pela segunda vez em sua história.

A citada barragem foi projetada pelo 2º Distrito de Engenharia Rural do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e construída pela Construtora EIT – Empresa Industrial e Técnica S.A. Os serviços de implantação das obras foram iniciados em 1983 e concluídos em 1987.

O outro grande manancial de Cajazeiras, Boqueirão de Piranhas, recebeu muita água nova com as últimas chuvas caídas na região. Com capacidade de estoque para 255 milhões de metros cúbicos, o açude está próximo dos 200 milhões, recebendo o monitoramento dos técnicos do DNOCS.

Ontem, o DNOCS abriu uma das comportas do reservatório diante das previsões de mais chuvas fortes em sua cabeceira. A comporta, segundo informou o DNOCS, foi aberta com 30 centímetros de elevação, o que equivale a dois milhões de metros cúbicos por dia, a partir de quarta-feira passada.

Com a possibilidade de aumentar o seu volume nos próximos dias, o DNOCS iniciou o monitoramento e anunciou a abertura dessa comporta. A decisão visa evitar maiores transtornos para a população ribeirinha, que sofreu sérios prejuízos no ano passado com a necessidade de abertura das comportas em alto volume.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS - ED. 543 (08 a 14/05/2009)

SOBRE Gazeta do Alto Piranhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *