Zona rural de Cajazeiras continua sendo abastecida por carros-pipas


Mesmo com o bom inverno deste ano, 324 pontos na zona rural, continuam sendo abastecidos por caminhões-pipa – programa coordenado no Estado pelo Exército, conforme a coordenadora do programa no município, Maria de Fátima Freitas (Dodô da Serragem).

Segundo ela, doze escolas também são abastecidas por carros-pipa, além do Presídio Padrão e da Delegacia Regional de Polícia Civil. São 14 pipas abastecendo as cisternas na zona rural de Cajazeiras, com água tratada, numa população estimada, em 10 mil pessoas.

“Temos escolas com 500 alunos abastecidas pelos caminhões-pipa. Além disso, várias comunidades rurais não têm açudes ou contam com pequenos açudes, sem condições de abastecer as famílias”, disse Dodô da Serragem, citando o Distrito de Serra da Arara.

Ela disse que o abastecimento foi interrompido durante uma semana em função de um atraso nos repasses do governo federal, para o pagamento dos pipeiros, entretanto o pagamento foi efetuado e o abastecimento voltou à normalidade.

A coordenadora disse que são 14 carros pipa abastecendo a zona rural de Cajazeiras. A água para abastecer o município e vários municípios da região está sendo retirada do açude de São Gonçalo, em Sousa. No entendimento da coordenadora do programa em Cajazeiras, mesmo com as boas chuvas caídas na região, o programa não pode parar, tendo em vista que 12 escolas ficariam
sem água.

“Algumas contam com poços com pouca vazão ou salobras. São poços que daqui a alguns dias não terão mais água, tendo em vista que as chuvas de um mês não são suficientes para alimentar o lençol freático da região, que enfrenta seis anos
de seca”, finalizou.

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *