Terra de Cabinha: livro traz inventário da infância no sertão


No Cariri, região do estado do Ceará considerada um oásis em meio ao Sertão, cabinha é sinônimo de criança. Fácil explicar: o cabra virou “caba” que, por sua vez, virou cabinha.

Nesse reduto verde do semiárido brasileiro, terra de Padre Cícero, o Padim Ciço, o que não falta é história, encantamento, brincadeira, receitas, saberes, tradição e cultura popular.

Tudo isso e mais um pouco foi reunido no livro Terra de cabinha: pequeno inventário da vida de meninos e meninas do sertão, pela jornalista e documentarista Gabriela Romeu, que há dois anos pesquisa sobre as infâncias possíveis Brasil afora.

Combinando texto, foto e ilustração, a obra forma um gracioso relato sobre o cotidiano e imaginário dos cabinhas, mostrando como fazer cavalo de pau, vaquejada de pneu, caçar jumento, brincar de careta e reisado, entre outras coisas.

Transmídia, a obra permite ativar conteúdos audiovisuais por meio de QR COde. Uma homenagem mais que merecida aos meninos e meninas desse Brasil profundo e seu modo de viver.

cabinha

Terra de cabinha: pequeno inventário da vida de meninos e meninas do sertão
Autora: Gabriela Romeu
Fotos: Samuel Macedo
Ilustrações: Sandra Jávera
Editora Peirópolis, 2016

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *