Cajazeiras-PB, 23/10/2017

Semana Nacional dos Museus tem programação especial na Paraíba

casa-do-artista-popular-foto-francisco-franca-9

A 12ª edição da Semana Nacional dos Museus começa nesta segunda-feira (12) e tem programação especial em 12 cidades da Paraíba. As cidades que receberão as atividades são Alagoa Grande, Bananeiras, Brejo do Cruz, Campina Grande, João Pessoa, Lagoa Seca, Patos, Poço José de Moura, Prata, São João do Rio do Peixe, Serra da Raíz e Triunfo. A programação segue até domingo (18).

A semana é realizada anualmente por instituições museológicas para comemorar o Dia Internacional de Museus, no dia 18 de maio. Este ano, o tema é ‘Coleções criam conexões’. A programação completa em todo o país pode ser conferida no portal do Instituto Brasileiro de Museus.

Entre as atividades oferecidas, os visitantes e integrantes das escolas poderão aprender sobre a prática de cineclubismo, conferir exibição de filmes e curtas, mostras literárias, palestras, mesas temáticas, seminários, visitações guiadas, exposições fotográficas e iconográficas, saraus, gincanas culturais, atividades de campo, oficinas, ações educativas, performances e lançamentos de

Em João Pessoa, o museu Casa do Artista Popular Janete Costa preparou uma programação especial em parceria com a Fundação de Ação Comunitária (FAC). “Vamos oferecer gratuitamente uma oficina de sandálias bordadas com pedras e sementes brasileiras e outra de origami nos dias 13 e 14 de maio para crianças, gestantes e idosos. Além disso, iremos fornecer transporte e lanches para manter a comodidade dos participantes”, destacou a diretora do museu Pedrita Tavares.

No museu, localizado na Praça da Independência, ainda haverá de 12 a 17 de maio, das 8h às 17h, exposição de roupas artesanais recicladas elaboradas pela estilista Vanda Costa, Xodó Fashion. Já no dia 14, das 16h às 17h, o coordenador do Curso Técnico em Produção de Moda da Funetec, Léo Magalhães vai ministrar a palestra “Moda e Artesanato”.

Campina Grande – A abertura do evento em Campina Grande acontece nesta segunda-feira (12). Será apresentada uma exposição de trabalhos de educação patrimonial realizado pelos alunos da rede municipal.

Uma palestra com o tema “Importância do museu como espaço de aprendizagem e apresentação de experiências com o projeto Educação Patrimonial na Escola” será proferida pelas educadoras Fabiana Almeida, da Escola Municipal Epitácio Pessoa e Manuel da Costa Cirne; Socorro Duarte, da Escola Municipal Apolônia Amorim; Fátima Ribeiro, da Escola Municipal Dr. Chateaubriand; e Márcia Menezes, da Escola Municipal Elpídeo de Almeida.

Já nos dias 13 e 14, a partir das 8h, será a vez dos alunos e educadores da rede municipal fazerem visitas aos museus Histórico e do Algodão de Campina Grande. Na quinta-feira, 15, nos turnos manhã e tarde, no Museu do Algodão, ocorrerá uma gincana cultural, com a participação de alunos das Escolas Frei Dagoberto, Rotary Dr. Francisco Brasileiro, Escola Municipal Anísio Teixeira e Padre Antonino.

No dia 16, na Central de Aulas da UEPB/Auditório II, às 9h, segue uma programação paralela promovida pelo “Museu Vivo do Nordeste”, durante a qual será proferida uma palestra intitulada “O uso e importância do couro, nas artes, saberes e fazeres da cultura nordestina”, tendo como palestrante o historiador e professor da UEPB Adonhiran Ribeiro.

Encerrando a programação, nos dias 17 e 18, estão previstas atividades de campo como intercâmbio entre museus, equipamentos museológicos de cidades circunvizinhas a Campina Grande, Centro Histórico de Igarassu em Pernambuco, Convento Santo Antônio, Museu Pinacoteca e, em Recife, o Instituto Ricardo Brennad.

No interior – A Casa de Margarida Maria Alves e o Memorial Jackson do Pandeiro, em Alagoa Grande, irão realizar de 12 a 18 de maio, das 9h às 12h, ações educativas para promover um diálogo entre os museus e escolas, se estendendo também as praças.

Em Bananeiras, o Museu Desembargador Semeão Cananéia vai exibir o filme “O Jardim do Brejo” que conta a história do município das 8h às 16h. Neste mesmo horário haverá ação educativa que mostra a vida e obra de Monteiro Lobato, palestra com o historiador Manoel Luiz Silva e uma exposição da coleção de livros da biblioteca municipal “José Antônio Aragão”.

G1

SOBRE G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *