Cajazeiras-PB, 12/12/2017
HOME » POLÍTICA » Santiago e Roberto estão entre os puxadores de voto para 2014

Santiago e Roberto estão entre os puxadores de voto para 2014

wilson santiago nov 2011

De olho nos chamados puxadores de voto na eleição, alguns partidos políticos na Paraíba fizeram uma maratona para filiar o maior número de quadros que devem concorrer a uma vaga no Legislativo em 2014. Outros projetam aumentar a força que já dispõem. A ideia é alavancar nomes que estejam acima da visibilidade dos concorrentes e ajudem a eleger outros companheiros ‘menos vitaminados’.

Pedro Cunha Lima: o jovem advogado Pedro Cunha Lima está sendo preparado pelo ‘ninho tucano’ e será mesmo candidato a deputado federal nas eleições do próximo ano. Vale ressaltar que a família Cunha Lima sempre teve uma sólida tradição de formar lideranças públicas. Independentemente da posição do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) sobre lançar candidatura ao governo, a candidatura de Pedro ocupará um espaço político que o PSDB perdeu com a saída do prefeito Romero Rodrigues, que subtraiu de dois para um a representanção do PSDB da Paraíba na Câmara Federal. Provável puxador de votos do seu partido, o caçula do grupo Cunha Lima deverá beneficiar outros concorrentes tucanos, a exemplo da deputada Iraê Lucena e do ex-prefeito Fábio Tyrone, que também deverão disputar uma vaga na Câmara Federal.

José Maranhão:  vivendo sérias dificuldades pré-eleitorais, o PMDB trabalha nos bastidores para consolidar o lançamento da candidatura do presidente estadual do partido, José Maranhão, como deputado federal para facilitar o fechamento de alianças com outros partidos cedendo as vagas de vice-governador e senador para os aliados. O ex-governador Roberto Paulino, por exemplo, que obteve 41 mil votos em 2010 e ainda é considerado uma das maiores lideranças políticas da região de Guarabira deve apoiar Maranhão na disputa para deputado federal. O ex-governador mantém um grande capital político em João Pessoa. No entanto, seu alto índice de rejeição dificulta pretensões na chapa majoritária e deverá ajudar no ‘salvamento’ da bancada federal peemedebista nas eleições de 2014.

Wilson Santiago:  como um bom construtor, o presidente estadual do PTB sabe edificar parcerias, principalmente políticas, e quando lhe rendem dividendos eleitorais. Disputando o Senado em 2010, Wilson Santiago obteve 820 mil votos. Atualmente, projeta retornar ao ‘tapate azul’. Porém, caso dê tudo errado e a sua candidatura majoritária não aconteça, comenta-se nos bastidores que o uiraunense poderia turbinar a representação do seu partido na Câmara Federal e na Assembléia Legislativa fazendo uma dobradinha com Wilson Filho em 2014. Fenômeno eleitoral nas disputas proporcionais de 2002 com 100 mil votos, e em 2006 quando obteve 163 mil, Santiago conseguiu transferir para o filho mais de 105 mil sufrágios em 2010. Se optar pela vaga de federal, é possível que Santiago sejá novamente o ‘campeão de votos’.

WellingtonRoberto

Wellington Roberto: foi o deputado federal mais votado nas eleições de 2010 com 113 mil votos, mas foi beneficiado pela saída de Vitalzinho e Wilson Santiago da disputa proporcional. Wellington obteve 76 mil votos em 2002 e 125 mil em 2006. Mantém sua forte base eleitoral nos pequenos municípios, onde conta com mais de 40 prefeitos, além de deter o comando absoluto do PR. Pretende lançar um dos filhos a deputado federal, pois poderá compor a chapa do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), na vaga de senador ou de vice-governador, mas caso o acerto não seja selado e o cajazeirense tenha que disputar a reeleição, e provavelmente será um dos puxadores de voto para a Câmara Federal também em 2014.

Lucélio Cartaxo: a candidatura do superintendente da CBTU, Lucélio Cartaxo, a deputado federal também já é dada como uma das mais fortes nos bastidores. Também é cotado para o Senado. Apesar de novato em disputa eleitoral, Lucélio já conta com a simpatia de grande parte dos secretários da prefeitura de João Pessoa, que de acordo com os bastidores, jogará na direção do petista. Até pela semelhança física, terá pouquíssimas dificuldades de propagar a sua imagem. Além da popularidade da gestão do irmão, Lucélio também aposta na implantação do ‘Veículo Leve Sobre Trilhos’ que deverá ser entregue no primeiro semestre de 2014, garantindo a modernização da linha de trem na grande João Pessoa. A região sertaneja também promete ser uma das bases militares do Cartaxo “mais novo”. Vários deputados estaduais já foram procurados para fechar dobradinhas com o irmão do prefeito da capital, que deverá ser uma das grandes surpresas para deputado federal em 2014.

Aguinaldo Ribeiro: embora a tese de candidatura ao Governo ou ao Senado não esteja descartada, o mais provável é que o ministro dispute a reeleição para deputado federal. Conta a seu favor com a estrutura e a visibilidade do Ministério das Cidades e a desenvoltura pessoal que lhe credenciaram nacionalmente com a cúpula do PT. Atualmente, Aguinaldo goza da extrema confiança da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. Se assemelha a um ‘lord inglês’ de tão jeitoso que é na articulação política de bastidores. Esse comportamento conciliador foi fundamental para a permanência do PP na coalizão governista, e, sobretudo, para levar o apoio da sigla ‘progressista’ a Fernando Haddad nas eleições de 2012, em São Paulo. Com aparições constantes no Jornal Nacional e na grande mídia do país, está cacifado para almejar a disputa majoritária. Contudo, caso decida não alçar um ‘arriscado’ vôo de governador ou senador, deverá ser um dos puxadores de votos como candidato à reeleição em 2014.

Ruy Carneiro: também é cotado como um dos prováveis campeões de de votos em 2014. Atual presidente do PSDB, foi vereador, deputado estadual três vezes e agora deputado federal. É um dos políticos que melhor utiliza a mídia na Paraíba, onde tem suscitado vários temas propositivos à sociedade paraibana. Lançou recentemente a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer e despertou a comoção de muitos familiares de pacientes de toda a Paraíba. Outras propostas de sua autoria como a Lei Antinepotismo, Lei Geral da Copa, Pacto pela Paraíba e o fim do pagamento dos 14º e 15º salários dos parlamentares federais acenderam a imagem de Ruy. É considerado o braço direito de Cássio Cunha Lima e desfruta de forte penetração eleitoral em João Pessoa, cidadela onde conta com o apoio de Cícero Lucena. Também é majoritário em diversos municípios do interior, onde dispõe de um grande número de prefeitos apoiadores. Ao lado de Pedro Cunha Lima, Ruy é uma aposta do PSDB nacional para eleger pelo menos quatro deputados federais pela legenda tucana na Paraíba.

PBAGORA

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *