Paraíba tem 47 prefeitas contra 176 homens nas prefeituras


denise-desabafo

Apenas 21% dos prefeitos da Paraíba são mulheres, de acordo com o estudo Municip 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta quarta-feira (30). Ao todo são 47 prefeitas contra 176 homens à frente das gestões municipais no estado. Em números absolutos, no entanto, a Paraíba é o segundo estado nordestino com maior quantidade de mulheres nas prefeituras, perdendo apenas para a Bahia, que tem 63 prefeitas.

Entre os 223 prefeitos, 87 têm no máximo o ensino médio completo, sendo que sete deles têm apenas o ensino fundamental incompleto. Por outro lado, 82 gestores têm nível superior completo e 27 são pós graduados. Ao todo 119 dos prefeitos paraibanos estão na faixa etária entre 41 e 60 anos, segundo o IBGE.

A pesquisa também identificou que apenas 141 dos prefeitos paraibanos têm conhecimento da Agenda de Objetivos do Milênio e 76 deles aderiu a algum dos objetivos de forma oficial, o que representa pouco mais de 34% dos gestores municipais do estado. Em 54 das cidades existe um plano oficial para atingir os Objetivos do Milênio.

Apenas 2,6% dos servidores municipais da Paraíba não têm vínculo trabalhista permanente, o que significa um total de 45,6 mil trabalhadores. Por outro lado, 60% são servidores estatuários, com direito a estabilidade. O IBGE encontrou apenas 291 estagiários trabalhando nas prefeituras. Em 49 cidade há servidores contratados pela administração indireta, que são órgãos ligados à administração pública, mas com gestão e orçamento autônomo. Estes órgãos somam um efetivo de 3,5 mil pessoas com variados vínculos empregatícios.

G1
Previous Banda Fino Soul propõe música sofisticada e lança videoclipe
Next Acidente de moto mata uma pessoa a cada 32 horas na PB

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *