O médico Deusdedit Leitão


Francisco Deusdedit Alencar de Vasconcelos Leitão (Detinho), nasceu na rua Coronel Guimarães, 37 (antiga Rua da Tamarina), em Cajazeiras, no dia 21 de julho de 1943. Filho de Francisco de Vasconcelos Leitão e Benvinda Alencar Leitão. Neto de Eliziário Gomes Leitão e Madalena de Vasconcelos Leitão – avós paternos, Justino Pereira Alencar e Maria Feitosa Bezerra – avós maternos.

Em Cajazeiras, foi aluno dos grupos escolares Simeão Leal e Dom Moisés Coelho e do Colégio Salesiano Padre Rolim. Cursou o segundo grau no Liceu Paraibano e Colégio Pio X, em João Pessoa e Escola Técnica de Pernambuco, em Recife. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco e fez curso de Pós-Graduação na Maternidade Vila Nova Cachoeirinha de São Paulo (SP).

Em Recife, foi estagiário no Hospital de Pronto Socorro e na Maternidade Água Fria; médico residente do Hospital Pedro II (cadeira de cirurgia) com o Prof. Salomão Kelnner; diretor do Hospital Regional de Cajazeiras; diretor do Hospital Maternidade de Santa Helena; prestou atendimento como Clínico Geral em diversos hospitais e postos de saúde de Cajazeiras e cidades vizinhas da Paraíba e Ceará (Ipaumirim – diretor e clínico geral, Lavras – cirurgião). Foi diretor e secretário de Saúde do município de Monte Horebe. Em João Pessoa, trabalhou na Maternidade Cândida Vargas durante 10 anos.

Pelo seu dignificante trabalho, recebeu os títulos de “Médico do Ano no Alto Sertão” nos anos 1973-1979-1989-1990-1991; “Cidadão Santelenense”, “Cidadão Bonitense”, “Cidadão Baixiense” e “Cidadão Benemérito de Cajazeiras”. Participou de inúmeros congressos, simpósios e encontros, destacando-se: VIII Congresso Brasileiro de Cancerologia, o VIII Curso de Saúde Reprodutiva, o XV Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia e o XXIX Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia.

Foi candidato a deputado estadual em 1986 (o mais votado em Cajazeiras), a vice-prefeito em 1988, a prefeito em 1992 e a vice-prefeito em 1996.

O médico Deusdedit Leitão é casado com a professora Jacinta Fátima de Almeida Leitão – cearense de Iara, filha de Agostinho Bandeira de Almeida e Carmelita Bandeira de Almeida – pais de Francisco Deusdedit Leitão Filho – advogado; Érika – contadora; Aline – médica; Pablo – médico e Renan – advogado.

Deusdedit Leitão_01_800x600

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *