Cajazeiras-PB, 24/10/2017

O idealista Abdiel de Souza Rolim

A idade não diminui a vontade e a disposição de trabalhar por Cajazeiras. Abdiel de Souza Rolim continua sendo figura marcante na vida política e administrativa do município. O seu exemplo é de um idealista que sempre lutou pelas causas mais justas do povo sertanejo.

A trajetória de Abdiel Rolim sempre teve a marca da preocupação com o bem-estar do povo. As suas lutas políticas resultaram em grandes conquistas para Cajazeiras, a exemplo do Colégio Estadual Crispim Coelho e do Núcleo Regional de Saúde.

Natural do município de São João do Rio do Peixe, e filho de João de Souza Rolim e Regina Correia Lima, Abdiel Rolim concluiu o Curso Ginasial no Colégio Salesiano Padre Rolim, em Cajazeiras, e o Curso Clássico no Liceu Paraibano, em João Pessoa. Diplomou-se em Odontologia, integrando a 1ª turma da Universidade Federal da Paraíba, em 1955. Também formou-se em Administração de Empresa, pela UNIPÊ, no ano de 1975.

Casado com a advogada Maria do Socorro Gadelha Amaral, filha do então coletor federal de Cajazeiras, Moacir do Amaral Vieira e de Maria das Dores Gadelha Amaral, Abdiel é pai de seis filhos: Tuerte, Geisa, Ieure, Ioran, Derance e Deluse. Ele tem 12 netos.

Política – A política partidária sempre esteve presente na vida de Abdiel de Souza Rolim, em Cajazeiras. Depois de formado em Odontologia, ele ingressou na atividade política, disputando vários cargos eletivos. Elegeu-se vereador e vice-perefeito do município, por duas vezes, tendo assumido a Prefeitura Municipal, quando do afastamento do titular, no ano de 1966.

Ele exerceu importantes cargos municipais e estaduais, conseguindo viabilizar obras e benefícios para Cajazeiras, que alcançaram repercussão regional. Foi sub-secretário de Saúde do Estado da Paraíba, no governo de Ernani Sátiro, em 1974. No final da década de 80, foi secretário de Saúde de Cajazeiras, na administração do prefeito Antonio Vituriano de Abreu. Também foi secretário municipal de Agricultura da administração Carlos Antonio Araújo.

Com militância em partidos de esquerda e, ultimamente, no velho PTB, Abdiel de Souza Rolim sempre teve bom relacionamento com todas as forças políticas de Cajazeiras. Soube separar as questões de ordem política e ideológica das amizades pessoais. Hoje, é um dos homens mais bem conceituados em Cajazeiras e na região.

SOBRE Gazeta do Alto Piranhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *