No palco do Teatro Íracles Pires, o performático ‘Ynio, canto às yabás’

Ynio é uma celebração à força feminina das yabás que se manifesta pelos elementos da natureza

AM3 – 250×250

Existe uma África dentro de nós. Mora aqui um misticismo que não se explica pela lógica do discurso terreno. É preciso dançar, tocar, cantar, contar. O espetáculo cênico-musical-performático ‘Ynio, canto às Yabás’ conta as histórias da tradição Yorubá e da Mitologia dos Orixás Yemanjá, Nanã, Iansã e Oxum. Ynio é uma celebração à força feminina das yabás que se manifesta pelos elementos da natureza.

A fertilidade de Oxum, as águas de Yemanjá, os ventos e raios de Iansã e a sabedoria de Nanã são contadas, nessa obra épica, por meio da dança, música (xirê) e contação de histórias, que traz no elenco: Maglandyo Santos, Silvia Teixeira, Fernanda Carolina Daniel Dantas, Gilmara Monara, Waleska Tupiná e Gabyielly Silva. O texto e direção é de Daniel Dantas.

“Acreditamos que o divino não deve ser representado. Sendo assim, não é, pois, um espetáculo de representação de terreiros de Candomblé ou Umbanda, embora tenha sido referenciado por essas religiões, mas um espetáculo de celebração e saudação às grandes guerreiras que renderam histórias e inspiram formas diferentes de conceber a vida. Celebremos, então!”, disse o diretor Daniel Dantas.

A Companhia Luna de Teatro iniciou a sua jornada no em 2012, com a estreia do espetáculo “Os Saltimbancos” (baseado da obra de Chico Buarque). Atualmente tem em sua paleta teatral os seguintes espetáculos: “A Feia de Caruaru”, comédia regional; “A Bela e o Lobisomem”, musical infantil; “Os Saltimbancos” e “Ynio, canto às yabás”, espetáculo do gênero épico que narra as histórias dos orixás e da tradição iorubá. 

O espetáculo será encenado nos dias 9 e 10 de junho, a partir das 19 horas no Teatro Íracles Pires, em Cajazeiras. Os ingressos custam R$ 10. Mais informações: (83) 99188-5812

ELIANE BANDEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.