Nas alturas da Serra do Vital


serra do vital 1

“Não tenha pressa de ir embora.” É assim que você é recebido no Nas Alturas, restaurante de comida regional localizado na Serra do Vital, bem na divisa dos municípios de Cajazeiras e São José de Piranhas. O dono do local é o agricultor João Simão, filho de Janoca da Terra Molhada, e que já foi presidente da União Municipal das Associações Comunitárias de Cajazeiras (UMACC). Lá na Serra do Vital, ele mora com a família e toca o restaurante que é um sucesso em toda a região, ao lado da mulher, filha, sobrinhas, primos. Produz tudo no local, à exceção do peixe, que vem de Boqueirão de Piranhas, e da bebida, é claro.

No cardápio, o melhor da comida regional: galinha caipira com pirão, rubacão, macaxeira, jerimum, cuscuz, bola coberta, peixe fito ou cozido, pirão de peixe, carne de sol, carne de porco, mungunzá, fava, espetinhos para petisco… Comida honesta, farta e com preço justo.

O espaço é um convite ao prazer e ao relaxamento. À sombra de um frondoso fícus, o visitante esquece o tempo e se deleita com o melhor da culinária sertaneja. A 750 metros de altitude, contempla as belíssimas paisagens do entorno sob a sombra de cajazeiras, cajueiros e mangueiras, além de árvores nativas. Cerca de quinze cidades são avistadas, além do majestoso Açude de Boqueirão de Piranhas.

 

Outros atrativos já estão sendo implantados por João Simão na Serra do Vital. Vários chalés serão construídos nas cercanias, com capacidade para acomodar até 8 pessoas cada um. O primeiro já está em pleno funcionamento. Trilhas para caminhadas também fazem parte dos planos de João Simão, que quer mostrar suas colméias aos interessados, já que também é apicultor. Ele também comercializa cajus e cria gado. É o turismo rural e ecológico tornando-se realidade no Sertão de Cajazeiras. O toque de modernidade fica por conta do abastecimento com água de qualidade e da energia elétrica. Em breve o ambiente será wi-fi, com acesso de internet aos visitantes.

 

Nos meses de junho a agosto, a Serra do Vital registra temperaturas mínimas de 13º C na madrugada. Durante o dia, uma brisa agradabilíssima quase deixa você esquecer que está em pleno sertão nordestino. Mas Cajazeiras bela e quente está o tempo todo à sua frente lembrando disso.

 

O restaurante Nas Alturas funciona aos sábados e domingos, onde tem a sua maior freqüência. O acesso dá-se pela PB-400 até a altura do Km 19, onde pega-se uma estrada de terra com trechos de calçamento nas subidas mais íngremes.

Telefones para contato: (83) 9134-5617 e 9308-0688.

1 Comment

  1. José Pereira de morais
    26/09/2015

    Eu sou paraibano e criado em são Paulo e agora hacinco anos moro na cidade do barro no Ceará. Gostaria de saber mais desta maravilha de lugar tais como, preços e opções de lazer.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *