Cajazeiras-PB, 15/12/2017
HOME » ALMANAQUE » Mário Cartaxo, o engenheiro civil pioneiro

Mário Cartaxo, o engenheiro civil pioneiro

mario cartaxo

A história de Cajazeiras continua revelando homens e fatos que contribuiram para elevar o nome da cidade. Mário Cartaxo é um desses cajazeirenses de reconhecida importância no contexto sócio, cultural e educacional da terra do Padre Rolim, e que no último dia 26, mudou de idade, sendo muito festejado pelos familiares e amigos.

Filho de João de França Cartaxo e Ana Marques Cartaxo, ambos filhos de Cajazeiras, ele nasceu no dia 26 de abril de 1933, e foi o primeiro engenheiro civil de Cajazeiras formado na Paraíba, pela Escola Politécnica de Campina Grande. Concluiu o curso no ano de 1958.

Mário iniciou seus estudos em Cajazeiras, fazendo o primário e o colegial em sua terra natal. O antigo curso científico foi feito em Campina Grande, onde também conquistou o primeiro lugar no vestibular para Engenharia Civil da Escola Politécnica.

Poucos meses depois de concluir o curso superior, foi convidado para trabalhar na construção do açude de Orós, no Estado do Ceará. Após sua participação profissional na referida barragem, foi exercer a função de engenheiro na administração central do DNOCS, em Fortaleza. Lá, também exerceu outras elevadas funções no órgão.

Mário Cartaxo não se acomodou com a conclusão do curso de Engenharia Civil e com as funções conquistadas. Fez curso pós graduação, no México e nos Estados Unidos, o que lhe rendeu muitos conhecimentos para concorrer a concursos públicos e ensinar em grandes centros educacionais da Paraíba e do Ceará.

Além de engenheiro civil, é professor concursado, sempre obtendo os primeiros lugares em concursos públicos. Exerceu a profissão de mestre, em Campina Grande, lecionando as disciplinas de Matemática, Física e Desenho. Em Fortaleza, foi professor da Escola Técnica Federal, ensinando Matemática, Física e Mecânica dos Solos.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS - ED. 281 (30/04 A 06/05/2004)

SOBRE Gazeta do Alto Piranhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *