Lançamento de livro sobre Ivan Bichara marca centenário de seu nascimento

‘Os 100 anos de Ivan Bichara – Inéditos’ reúne crônicas, artigos e ensaios escritos pelo ex-governador da Paraíba

AM3 – 250×250

Uma sessão solene na Casa de José Américo, no bairro do Cabo Branco, marcou o lançamento do livro Os 100 anos de Ivan Bichara – Inéditos, que reúne crônicas, artigos e ensaios escritos pelo ex-governador da Paraíba, publicados na imprensa local e nacional, sobre temas variados, relacionados a aspectos administrativos e do cotidiano.

A obra é fruto de uma sugestão do tabelião Germano Toscano de Brito, ex-chefe de gabinete do ex-governador Ivan Bichara, prontamente aceita pelos familiares e que teve na filha Maria Lavinia a ordenadora e pesquisadora do conteúdo literário inédito do pai. A convite de Germano, o cronista e acadêmico Gonzaga Rodrigues – que fará a apresentação – organizou e estruturou a edição, que contou com o incentivo do presidente da Academia Paraibana de Letras, Damião Ramos Cavalcanti.

Veia e tino literários – A veia e o tino literários de Ivan são comprovados por críticos abalizados, como Antônio Carlos Villaça, Carlos Drummond de Andrade, Nertan Macedo, Luís Viana Filho, Josué Montello, Ascendino Leite e Hildeberto Barbosa, entre outros. São de sua autoria, além de três romances (Carcará, Tempo de Servidão, Joana dos Santos), ensaio crítico sobre “O Romance de José Lins do Rêgo”.

Nos romances, ele teve como fontes de inspiração, respectivamente, a infância em Cajazeiras, tendo como pano de fundo, a invasão da cidade, em 1926, pelo bando de Sabino Gomes; uma história de amor vivida no tempo da ditadura Vargas e numa reconstrução histórica, as entrâncias da Coluna Prestes pelos sertões do Nordeste na época do governo do presidente Arthur Bernardes.

No próximo mês de agosto, sob a coordenação do professor Francelino Soares de Souza, será lançada uma reedição, com grafia atualizada, do romance “Carcará”, cuja primeira edição é da J. Olympio Editora, que lhe concedeu os direitos para a mesma.

Depoimentos – Na ocasião, também será lançado com sua apresentação e organização, o livro Depoimentos, para o qual foram selecionados textos escritos sobre Ivan Bichara, tanto na imprensa nacional, como escritos atuais da classe representativa do mundo social, politico e literário. Em seguida, será implantado na Av. Presidente João Pessoa, em Cajazeiras, um busto do homenageado, no local onde existia a casa onde ele nasceu.

As três publicações não têm caráter lucrativo e serão ofertados aos que se fizerem presentes aos eventos. Os lançamentos fazem parte de vasta, justa e merecida programação ao centenário de nascimento de Ivan, coordenada pela Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através do prefeito José Aldemir Meireles e do secretário de Cultura Ubiratan de Assis, que constou de sessões solenes realizadas pela Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, APL e Câmaras Municipais de João Pessoa e Cajazeiras.

INFORMAÇÕES: PREFEITURA DE CAJAZEIRAS
ELIANE BANDEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.