Cajazeiras-PB, 22/11/2017
HOME » ALMANAQUE » João Izidro, um grande homem público

João Izidro, um grande homem público

joao-izidro2

João Izidro era um médico cajazeirado pediatra, clínico geral e apesar de sua altivez, era uma pessoa modesta. Nasceu em 08 de agosto de 1906, estudou em Fortaleza, mas veio a se formar na Faculdade de Medicina de Recife em 1937 vindo morar na cidade de São João do Rio do Peixe onde casou com sua amada Francisca Bernardo de Albuquerque – Dona Chiquinha – com quem teve os filhos Dr. Luís Carlos de Albuquerque e Dr. Carlos Alberto de Albuquerque, e, por adoção, a menina Vera. Ainda em São João do Rio do Peixe, Dr. João Izidro teve uma militância política que lhe causou dissabores e o motivou a se mudar para Cajazeiras.
Foi um dos baluartes do Hospital Regional de Cajazeiras, onde muito se dedicou como um dos grandes profissionais. prestando  atendimento aos cajazeirenses e sertanejos.

Além da Medicina atuou no campo político, foi candidato a vereador pela primeira vez em 1955, não logrando êxito. Como no pleito seguinte de 1963 não foi mais candidato apostava-se que ele teria se desencantando da política de uma vez por todas. Não sei o motivo, porém ele voltou a ser candidato em 1963, desta vez sendo vitorioso, sendo um dos mais atuantes da legislatura, ocupando a presidência da casa. Dr. João Izidro teve uma grande participação para a criação do curso de Medicina em Cajazeiras, além de participar ativamente do Abrigo de Idosos Lucas Zorn. Ainda no seu vasto currículo consta ainda a direção do Colégio Comercial Monsenhor Constantino Vieira. Faleceu aos 93 anos de idade no ano de 2.000 na cidade do Recife em 1906.

As informações são de Francisco Matias Rolim e de Irismar Gomes da Silva de sua obra “Cajazeiras e Minhas Lembranças”.
DO BLOG DO CLAUDIOMAR ROLIM

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *