Cajazeiras-PB, 11/12/2017
HOME » EDUCAÇÃO » Inscrições de trabalhos para o Encontro Cajazeirense de Matemática vão até 23/07

Inscrições de trabalhos para o Encontro Cajazeirense de Matemática vão até 23/07

O Encontro Cajazeirense de Matemática (ECMAT) terá em 2017 a sua quarta edição.  Este ano o evento ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de agosto e tem como tema “Matemática: Quebrando Paradigmas e Gerando Perspectivas”.  As inscrições para quem pretende submeter trabalhos vão até no próximo dia 23/07.

Os candidatos podem inscrever trabalhos para apresentação em forma de pôster, comunicação oral ou relato de experiência, e os artigos serão publicados em anais. As inscrições serão feitas direto no site http://www.ecmat.com.br. Lá o participante vai ter acesso ao template para os artigos e poderá escolher quais minicursos deseja fazer. As inscrições para os minicursos e oficinas serão iniciadas nesta quinta-feira (20/07). Qualquer dúvida pode ser enviada direto ao e-mail do evento ecmat.ifpb@gmail.br.

Este evento regional é organizado pelo curso de Licenciatura em Matemática do IFPB Campus Cajazeiras e o Grupo Cajazeirense de Pesquisa Matemática. O objetivo é proporcionar espaço de divulgação, reflexão, integração e aprendizado, entre professores, pesquisadores, e alunos, buscando incentivar o interesse pelo ensino da matemática, discutir práticas para o ensino de matemática, interpretar e relacionar os conceitos matemáticos com o cotidiano, divulgar materiais lúdicos e didáticos para o ensino da matemática e como ferramenta de inclusão, além de despertar nos alunos o interesse pela pesquisa acadêmica e trabalhos de extensão. Projetando assim o curso de Licenciatura de Matemática do IFPB-CZ, no cenário regional e nacional.

De acordo com a professora Kíssia Carvalho, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática, uma novidade é que este ano o evento terá início na quarta feira a tarde (credenciamento, minicursos e oficinas), mas a abertura oficial será na quarta às 19h. “Iniciaremos com um momento cultural e uma palestra do Professor Antônio Sales da Silva, do Departamento de Matemática UFPB”, contou.

Outra novidade, segundo a professora, é a mostra “Matemática Inclusiva” que ocorrerá na sexta pela manhã. “Será apresentado como a matemática pode ser usada como ferramenta de inclusão e/ou que é possível com o material inclusivo correto, ensiná-la a pessoas com deficiência, principalmente a visual. Usaremos para isso material desenvolvido no nosso LABEM (Laboratório de Ensino de Matemática)”.

Nesta edição o ECMAT oferecerá 12 minicursos e 07 oficinas, alguns destes ministrados por professores ou estudantes de outras instituições, como é o caso da oficina de “Jogos Lúdicos para Idosos”, ofertada por alunos da Universidade Católica de Pernambuco, que será ministrada para os idosos de uma abrigo de Cajazeiras. Os minicursos e oficinas têm os mais variados temas, indo dos preparatórios “Como de Fazer Relatórios de Estágios”, até os mais voltados à matemática aplicada, como “Resolução de Problemas Envolvendo Variação de Temperatura”, passando por cursos de “Realidade Aumentada”, ou didáticos como “O Uso de Redes Sociais como Ferramenta de Ensino” e temas mais divertidos como “HQ’s no ensino da matemática” e “MATEMÀGICA”.

LIDIANE MARIA – JORNALISTA DO IFPB/ CAMPUS CAJAZEIRAS

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *