Hospital Regional de Cajazeiras: 75 anos de vida, salvando vidas

AM3 – 250×250

O velho e tradicional Hospital Regional de Cajazeiras, completa neste dia 5 de julho, 75 anos de existência. O jornal Estado Novo, edição de 8 de julho de 1941, número 95, tendo como editores Dr. João Jurema, Otacílio Dantas e Antonio José de Sousa, trouxe uma reportagem de capa sobre a inauguração do hospital.

Diz o jornal: “como fora previamente anunciado, verificou-se  na tarde de 5 do corrente a instalação do Hospital Regional de Cajazeiras. A cerimônia foi presidida pelo diretor da Saúde Pública do Estado, Dr. Jandui Carneiro, ladeado pelo senhor prefeito municipal Cel Juvêncio Carneiro, Dr. Nelson Carreira, Monsenhor Assis Feitosa, vigário da Catedral do Crato, Cel Elísio Sobreira, prefeito municipal de Pombal. Estiveram presentes autoridades civis e militares, membros da elite social e intelectual cajazeirense e representantes dos municípios de Jatobá e Antenor Navarro”.

O jornal anuncia ainda que o Interventor Federal escolheu para “diretor o Dr. Deodato Cartaxo, para serviço de clínica ginecológica o Dr. Otacílio Jurema e par o serviço de clínica cirúrgica, o Dr. Celso Matos e Dr. Nelson Carreira, nome sobejamente como cirurgião dentro e fora do Estado, para superintender o serviço de clinica cirúrgica na primeira fase de organização do Hospital.”

Um dos oradores assim se referiu:  “que o hospital tinha a finalidade social que tão bem se enquadra nas diretrizes do Estado Novo: valorizar o homem, multiplicando as energias do camponês, do trabalhador rural, para que produza mais e melhor”.

A construção do velho HRC, foi uma iniciativa do Bispo Dom João da Mata, que liderou uma campanha no âmbito de todo o sertão, levantando fundos para as obras de engenharia. Vários prefeitos contribuíram para que este empreendimento tivesse êxito. O governo do Estado também colaborou de forma decisiva, principalmente na aquisição dos equipamentos e na contratação do corpo médico e de funcionários.

O médico Nelson Carreira veio de João Pessoa para ser o cirurgião do HRC. Era considerado um dos mais respeitado do Estado. O mesmo ao chegar a Cajazeiras se tornou hóspede do Prefeito Cel Juvêncio Carneiro e logo depois tomou-se as providências para que o mesmo tomasse casa.

hrc-2014

ELIANE BANDEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.