Homologação do balizamento noturno do aeroporto segue sem previsão

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Apesar dos trabalhos de balizamento noturno do Aeroporto de Cajazeiras “Pedro Vieira Moreira” terem sido concluídos no dia 13 de agosto deste ano, inclusive, com inspeção de técnicos da ANAC, até o momento as aeronaves continuam impedidas de pousos e decolagens no período noturno, em função da não homologação por parte da ANAC.

Hoje, se houver a necessidade de um pouso no período noturno, infelizmente isso não vai poder acontecer já que mesmo oferecendo todas as condições, já conta com o balizamento noturno, ele não está autorizado pela ANAC.

Segundo o Engenheiro Residente do DER de Cajazeiras, Antonio Morais, em entrevista ao programa Rádio Vivo, da Alto Piranhas, para que a homologação ocorra é preciso que técnicos da ANAC venham fazer os testes de pouso e decolagem no avião da própria agência, não existindo ainda previsão de quando isso deve ocorrer.

O balizamento noturno do Aeroporto Pedro Vieira Moreira na cidade de Cajazeiras foi concluído com a instalação de uma torre para colocação do farol rotativo no dia 13 de agosto.

Técnicos da Secretaria de Aviação Civil (SAC) já inspecionaram os serviços realizados pela Empresa Brasileira de Serviços Aeroportuários, ganhadora da licitação para instalação do balizamento alimentado por energia solar, fruto de emendas parlamentares de Vital do Rego (R$ 500 mil) e Raimundo Lira (R$ 1,5 milhão), destinadas a SAC. Essa homologação contou com o empenho, em Brasília dos senadores Raimundo Lira e José Gonzaga Sobrinho (Deca).

Não se tem informações em relação a gestões por parte do governo do Estado ou de representantes do município, como senadores e deputado federais, em Brasília, para que a ANAC envie os técnicos para fazerem os testes e homologarem o balizamento noturno.

ELIANE BANDEIRA

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