Homologação do aeroporto de Cajazeiras é publicada no Diário Oficial da União


aeroporto 2011 (5)

Foi publicada na edição de desta quinta-feira (17) do Diário Oficial da União a homologação do aeroporto de Cajazeiras. A informação foi dada diretamente pelo presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, (Anac), José Ricardo Botelho, ao senador Deca (PSDB-PB) na manhã de hoje.

Ainda na sua comunicação com o senador, o presidente da Anac disse que ainda hoje estará enviando a decisão do Órgão para o Comando da Aeronáutica para que seja providenciada imediatamente a inclusão do aeroporto de Cajazeiras nas Cartas Internacionais de Voo, que compartilham a existência do novo aeroporto para os profissionais da aviação de todo o mundo.

img-20161117-wa0002_800x450

O senador Deca se mostrou extremamente feliz com essa conquista de toda a região polarizada por Cajazeiras e se declarou satisfeito com a sua atuação junto à ANAC para a agilização da homologação. “Quero agradecer o empenho do presidente da Anac e de todo o corpo técnico da Agência, que não mediu esforços para que esta data histórica enfim chegasse”, declarou o senador.

10 Comments

  1. ISNAURA ELIZABETH
    17/11/2016

    SOU DE CAJAZEIRAS E MORO EM SAO PAULO MAS SEMPRE FICO MUITO FELIZ COM AS MELHORA DA MINHA CIDADE QUE TANTO MIM ORGULHO E AMO

  2. Tem voo de Brasília DERETO

  3. FRANCISCA MARCELINO
    18/11/2016

    PARABÉNS AO SENADOR DECA POR ESTE EMPRENHO JUNTO AS AUTORIDADES COMPETENTES. O AEROPORTO DE CAJAZEIRAS É SEM SOMBRAS DE DÚVIDAS UMA CONQUISTA MUITO GRANDE PARA NOSSA CIDADE.

  4. tatiane
    18/11/2016

    ola boa noite sou do ceara e mora em são paulo vai ter vou pra
    aeroporto da ai

  5. rivanilda viana
    18/11/2016

    Parabéns ao senador sou de uirauna moro hoje em fortaleza e brasilia sonhava com esse aeroporto vai ser bom pra todo mundo que mora fora e melhor pra população de cajazeiras que vai ter com certeza muitos empregos..

  6. Roberval Moreira
    18/11/2016

    A IMPRENSA DE CAJAZEIRAS TEM A OBRIGAÇÃO DE DAR MAIOR ENFASE Á ESSE DIA HISTORICO PARA CAJAZEIRAS E CIDADEDES POLARIZADAS, ESSE AEROPORTO VAI TIRAR CAJAZEIRAS E TODA ESSA VASTA REGIÃO DO ISOLAMENTO, E IMPULCIONAR A ECONOMIA SERTANEJA, MAS DEVEMOS RECONHECER ESSES DOIS GRANDES HEROIS DE CAJAZAZEIRAS, EU ESTOU FALANADO DO SENADOR RAIMUNDO LIRA E O SENADOR DECA ELES DOIS DERAM UMA LIÇÃO DE COMPETÊNCIA NA LUTA DESSE GRANDE AEROPORTO, O ALTO SERTÃO NÃO PODE MAIS MEN PENSAR DE DEIXAR DE TER COMO REPRESENTANTE OS SENADORES LIRA E DECA. AGORA O PROXIMA LUTA É PELO BALIZAMENTO NOTURNO E AMPLIXAÇÃO NO EMBARQUE E DESENBARQUE DO AEROPORTO PARA CAJAZEIRAS PASSAR A TER VOOS PARA TODO O BRASIL.

  7. Roberval Moreira
    18/11/2016

    O governador Ricardo Coutinho também teve participação fundamental nessa homologação, agora a próxima etapa do governo competente da Paraiba é os trabalhos de implantação do balizamento noturno e ampliação do setor de embarque e desembarque do aeroporto regional da terra do Padre Rolim, esse aeroporto tem capacidade de qualquer tipo de aeronave de pequeno e grande porte, pois o tamanho da pista e do mesmo tamanho do aeroporto de Campina Grande que recebe voos diários da Tam, Gol, Avianca e azul que tem grandes aeronaves.

  8. Wellington Alencar
    22/11/2016

    Parabéns ao Governador Ricardo Coutinho , sem duvidas será um grande benefício para nossa região , atualmente moro em São Paulo , , porém meu familiares moram na Pb pertinho de Cajazeiras , parabéns a todos !

  9. FÁBIO DANTAS
    24/11/2016

    Incrível como a politicagem engana toda uma população, digo com conhecimento de causa pois, sou do segmento aeronáutico. Gente, não foi homologado aeroporto em Cajazeiras, foi homologado aeródromo sob código ICAO SJZA, são coisas totalmente distintas. Todo aeroporto homologado pela ANAC possui um código ICAO ( Organização de Aviação Civil Internacional ) Ex.: Congoanahas SBSP, João Pessoa SBJP, Campina Grande SBKG, Natal SBSG e etc. Observem que a segunda letra é B que é designada somente para aeroportos, já no caso de Cajazeiras o código é SJZA ou seja não é aeroporto e sim aeródromo. O distrito de Brejo das Freiras tem aeródromo homologado sob código SICA, Sousa também tem aeródromo homologado sob código SNQD, Patos SNTS e assim por diante, são aeródromos que permitem decolagem e pousos de aeronaves muito pequenas, vulgo teco-teco.

    Outro detalhe é a capacidade da pista suportar o peso das aeronaves, chamado de PCN da pista que, consultando o site da FAB consta que o PCN da pista do aeródromo de Cajazeira é PCN 6, cuja a capacidade é de suportar aeronaves de no máximo 12 toneladas, o menor avião da Gol por exemplo é o Boeing 737-800 cujo peso vazio, vejam bem, vazio, é de aproximadamente 41 toneladas. Mesmo que a companhia tivesse muito interesse de operar né esse aeródromo (não é aeroporto) as condições da pista não permitem e a própria ANAC não autorizaria.

    Entenderam a questão?

    A Paraíba tem somente dois aeroportos, JP e CG, ademais são apenas aeródromos que pelo que vemos, servem apenas a poucos empresários com suas aeronaves. Não quero parecer pessimista pois, torço muito pelo desenvolvimento de Cajazeiras, cidade que morei por 16 anos e que meus pais moram mas, fico indignado com essa politicagem que assola a PB.

    A imprensa Cajazeirense tem o dever de junto a alguém ligado a aviação, informar a sociedade cajazeirense sobre a verdadeira situação do aeródromo SJZA.

    Se alguém quiser tirar algumas dúvidas podem entrar em contato se quiser.

    cmtedantas@bol.com.br

  10. Genésio Gonçalves Dantas neto
    31/12/2016

    Este erotoeto de cajazeiras vê como caranguejos

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *