Cajazeiras-PB, 18/11/2017
HOME » PARAÍBA » Governo anuncia projeto para reforçar abastecimento d’água de Sousa, Cajazeiras e Nazarezinho

Governo anuncia projeto para reforçar abastecimento d’água de Sousa, Cajazeiras e Nazarezinho

agua jorrando 2

O governador Ricardo Coutinho anunciou nesta segunda-feira (11), durante o programa semanal Fala Governador, transmitido pela Rádio Tabajara, o encaminhamento de um projeto alternativo de adutoras que vai reforçar o sistemas de abastecimento de água dos municípios de Sousa, Cajazeiras e Nazarezinho. O projeto prevê um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões.

O projeto, que foi discutido pela Aesa, Cagepa e Secretaria de Recursos Hídricos com o aval da Agência Nacional das Águas (ANA), será encaminhado nesta quarta-feira (13) para o Ministério da Integração Nacional. “Esse é um grande projeto de integração de barragens que precisa do apoio financeiro do Ministério da Integração do Governo Federal, que reduzirá o nível de dependência dos açudes que estão com níveis baixos e vai melhorar a oferta de água, porque não podemos ficar parados esperando que chova”, destacou Ricardo.

De acordo com o secretário de Recursos Hídricos, João Azevedo, o sistema vai interligar os açudes de São Gonçalo, Engenheiro Ávidos, Lagoa de Arroz e Coremas num total de 42 km de adutoras, que vão melhorar a oferta de água numa região que sofre com a baixa dos volumes acumulados. “Isso vai permitir que se faça realmente uma gestão dos recursos hídricos da região. Outro fator positivo será a possibilidade de realizar uma gestão nas condições adequadas, inclusive para a irrigação nessas áreas”, explicou Azevedo.

O sistema – No município de Cajazeiras, o projeto alternativo prevê 13,6 km da adutora de Lagoa de Arroz, com ponto de interligação no local das captações de Bom Jesus e Santa Helena, onde existe uma estrutura operacional, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e uma estação elevatória.

Em Nazarezinho será necessário ampliar a estação elevatória de Água Tratada existente na ETA de Sousa/Marizópolis para incorporar mais um conjunto elevatório e uma adutora de 12 km de extensão até o reservatório elevado do município.

Em Sousa, a alternativa encontrada foi a construção de uma adutora de 16 km da barragem de distribuição de Pivas até a cidade, com ponto de interligação de água transportada até uma nova ETA por gravidade, que vai ser construída na região.

SECOM-PB

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *