‘Gente que nunca fez nada’ critica obra da Transposição, diz Dilma


dilma jatoba mai2014 - 'Gente que nunca fez nada' critica obra da Transposição, diz Dilma

dilma-jatoba-mai2014

A presidente Dilma Rousseff (PT) cumpre agenda no Nordeste nesta terça-feira (13), onde inaugura e inspeciona obras da Transposição do Rio São Francisco. Nesta manhã ela passou pela cidade de São José de Piranhas (na região do Alto Sertão da Paraíba, a 457 quilômetros de João Pessoa) e em Jati, no Brejo do Ceará. A presidente encerra sua visita na região, na cidade de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco.

Na sua passagem por São José de Piranhas, Dilma inaugurou o Túnel Cuncas II, da Meta 3N da Transposição do rio São Francisco. O empreendimento faz parte do antigo lote 14 do Projeto de Integração do São Francisco (PISF)  e seu desemboque fica na zona rural de Cajazeiras.

Em entrevista coletiva à imprensa, a presidente não perdeu a oportunidade de atacar a indiretamente o PSDB, que tem ocupado espaço na imprensa para criticar o atraso da conclusão das obras da Transposição. Sem citar nomes ou partidos, a presidente foi irônica ao afirmar que acha engraçado as cobranças daqueles que estiverem no poder e tiveram a oportunidade e nunca fizeram, essas obras.

“Acontece uma coisa engraçada no Brasil, não sei se vocês já notaram, quem nunca fez desanda a cobrar de quem já fez. Então é isso que nós estamos assistindo, gente que nunca fez quando pôde cobrar de quem está fazendo”, disse.

A presidente asseverou que o projeto da Transposição irá beneficiar 12 milhões de nordestinos. Ela comparou o benefício do planejamento desse projeto com a situação “crítica” que está vivenciado o estado de São Paulo com o problema de abastecimento de água, devido o baixo nível do Sistema da Cantareira.

“O São Francisco é o rio que mais beneficia mais a população nordestina e vai garantir uma diferença de qualidade, principalmente hoje, em que estamos vendo uma situação muito difícil sendo passada no estado mais rico da federação que é São Paulo, que é a falta de água na Barragem da Cantareira. Você veja que o Nordeste tem esse mérito, ele teve essa consciência e esse planejamento”, analisou.

Ainda sobre as obras, a presidente afirmou que a integração do São Francisco é crucial para garantir o melhor convívio com a seca. Ela ressaltou que a interligação tem envergadura especial para beneficiar a população nordestina, e que com outros projetos irão garantir a segurança hídrica da região.

“As autoridades aqui têm muita consciência sobre a questão da água, por isso que o Brasil aqui está avançando. Fizemos cisternas, usamos os carros-pipa do Exército, mas a que vai ficar e vai garantir que o Nordeste tenha segurança hídrica de fato é essa aqui [Integração do São Francisco]. No Ceará tem o Eixão das Águas. Na Paraíba, o Canal das Vertentes Litorâneas, e aqui esses dois túneis serão marcas indeléveis nessa questão. Estamos investindo para garantir que não seja surpresa para nós a falta de água”, afirmou.

A presidente  chegou acompanhada do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) e foi recepcionada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB). Ainda integraram sua comitiva o ex-ministro das Cidades, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e o coordenador da bancada paraibana na Câmara Federal, Wilson Filho (PTB).

PORTAL CORREIO

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *