Cajazeiras-PB, 23/09/2017

Estudantes inventam sistema de reaproveitamento da água

ce-inventores

No sertão do Ceará, assim como em muitos outros estados da região Nordeste do País, sofre com a falta de água. Vivendo isso na pele, três estudantes de Juazeiro do Norte, no Ceará, se mobilizaram e criaram um projeto de reúso da água que foi mostrado neste sábado, 22/03, no Caldeirão. Adelaide Laleskade Oliveira, Francisco Júnior e Larissa Brenda se uniram para desenvolver um projeto que ameniza a falta de água. O projeto foi tão bem recebido pelos jurados, que eles levaram o prêmio máximo.

Água Renovada foi o terceiro episódio da nova temporada do quadro Jovens Inventores. O objetivo da atração do Caldeirão é descobrir e mostrar para todo o Brasil boas iniciativas de jovens que encontram soluções para problemas de suas comunidades através de inovações. E os que apresentarem ideias inteligentes e eficientes podem ganhar prêmios de até R$ 30 mil.

Veja o vídeo e entenda como através da seca, evaporação e destilação da água residuária pode ser gerada água limpa através de um sistema bem barato e acessível.

Resumo da ideia do trio de inventores:

Eles cavaram um buraco no quintal de casa com 1,30 m de diâmetro. Toda a parte de baixo foi impermeabilizada com plástico preto, onde a água residuária, ou seja, a água de lavagem de roupa ou usada para cozinhar, foi depositada. Dali, foram separados o óleo e o sabão, através do processo de evaporação da água.

A água evaporada se concentra no plástico de cobertura, que escorre até um balde colocado na parte central do buraco. Um funil é colocado sobre o balde, que é revestido por um pano, para impedir que impurezas como areia passe para o balde. Ao recolher a água desse balde, dá para ver como sai clarinha e pronta para consumo.

GSHOW

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *