Cajazeiras-PB, 22/10/2017

Estudantes de Direito da UFPB conquistam 2º lugar em competição realizada nos EUA

EUA-DIREITO

Estudantes de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram finalistas de uma competição internacional realizada em Washington D.C., Estados Unidos, na semana passada. Sob a orientação do professor Robson Antão de Medeiros e do graduando Victor Machado, os estudantes Daniel de Macedo Soares e Marcela Ribeiro D’Ávila Torres conquistaram o segundo lugar no 19º Inter-American Human Rights Moot Court Competition (IAMOOT).

A Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos contou com a participação de delegações de vários países do continente americano. Ao todo, cem projetos foram inscritos e o Brasil enviou 19 equipes para a competição. Nesta edição do concurso, foi julgado o caso hipotético de uma pessoa com deficiência física que alegava ter tido uma série de direitos negados pelo Estado. Cinquenta equipes ficaram responsáveis por defender a vítima, enquanto a outra parcela dos competidores argumentou em favor do Estado.

Conforme estabelecido por um sorteio, a Universidade Federal da Paraíba defendeu os interesses do Estado no julgamento simulado. De acordo com a diretora do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB, Maria Luiza Alencar Xavier, onze alunos apresentaram propostas para participar do evento. Uma comissão formada por membros da instituição analisou as defesas e escolheu o trabalho de Daniel de Macedo e Marcela Ribeiro como representante do estado.

Com a classificação para a final da IAMOOT, o time UFPB foi o segundo grupo nacional a chegar à última etapa do concurso. Na decisão do julgamento simulado, eles enfrentaram a equipe de Barbados, país localizado na América Central. Os estudantes paraibanos foram premiados com um estágio na Corte Interamericana de Direitos Humanos, que é sediada na Costa Rica, além de terem recebido 1.100 dólares.

No ano passado, a UFPB já havia alcançado um resultado histórico na disputa, sendo a primeira universidade da região Nordeste a chegar às semifinais da competição. Na ocasião, a delegação paraibana terminou o concurso em 5º lugar. A instituição teve como competidor o estudante Victor Machado, que na edição 2014 participou como treinador.

PORTAL CORREIO

SOBRE Portal Correio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *