Difusora Rádio Cajazeiras, a pioneira


DRCC
Em 5 de agosto de 1938, nasce na cidade de Cajazeiras a Difusora Rádio Cajazeiras. Um sistema de linhas físicas com alto-falantes instalados nas principais ruas, avenidas e praças, fixados em postes de iluminação pública e frentões de prédios, de propriedade da firma Carvalho & Dutra.
Esse serviço de alto-falantes, em 19 de março de 1964, inicia a fase experimental, como estação de rádio e em 31 de maio do mesmo ano passa a funcionar oficialmente, na atividade de rádio.
Difusora Rádio Cajazeiras Ltda é a sua razão social e seus principais cotistas fundadores são: Antonio Carvalho, Antonio Dutra, Mozart de Sousa Assis, Jessé de Sousa Assis entre outros.
Sua primeira sede era situada na rua Epifânio Sobreira, n° 14, 1° andar. Posteriormente mudou-se para a Rua Coronel Juvêncio Carneiro, 160, 1° andar, permanecendo até os dias atuais.
Os seus proprietários com a meta de oferecer o melhor aos seus ouvintes e de atingir a maior distância possível, investiram na potência que passou por quatro fases: iniciou sua atividade com 250 Watts (1/4 KW), posteriormente passou para 1000 Watts (1KW), depois para 10.000 Watts (10 KW) e finalmente para 20.000 Watts (20KW).
A freqüência também passou por mudanças: inicialmente operou em 1540 Khz e posteriormente em 1070 Khz, em Onda Média/AM, prevalecendo até hoje. Não sendo diferente com o prefixo que iniciou com o indicativo de chamada ZYJ-22 e posteriormente mudando para ZYI-673.
Para a freqüência de 1070 Khz são usado dois transmissores (um principal e um reserva) e uma torre (antena) de 91 metros de altura, localizados no Bairro Santa Cecília, nesta cidade de Cajazeiras – PB, não esquecendo que sua primeira torre (antena) era de 48 metros de altura para a freqüência de 1540 Khz.
Atualmente o grupo societário é o Grupo Cavalcanti Primo e a atual diretoria é composta por: José Cavalcanti da Silva (Diretor Presidente); Francisca Zélia Ribeiro (Diretora Administrativa).
É chamada de “A Pioneira”, por ter sido a primeira emissora a entrar em operação na cidade de Cajazeiras, até então existindo emissoras apenas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos.
COM INFORMAÇÕES DO PORTAL CZN
Previous Júnior Quirino é o novo presidente do Atlético de Cajazeiras
Next [ALARICO CORREIA NETO] Um tempo sem datas

1 Comment

  1. joão gomes nogueira
    14/11/2013

    porque não foi citado o nome de José Adegildes Basto que foi um baluarte desde o tempo de SERVIÇO DE ALTO FALANTES, DIFUSORA RADIO CAJAZEIRAS. ( DRC )

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *