Cajazeiras-PB, 17/10/2017

De João Pessoa, repórter Sales Fernandes

O radialista e jornalista cajazeirense Sales Fernandes festeja com muita alegria, neste dia 31, dois momentos importantes: 50 anos de vida e 25 de atividades profissionais na imprensa paraibana. Os muitos amigos se irmanam ao sentimento de felicidade da família, comemorando a data com muito regozijo.

sales4

Natural de Cajazeiras, e filho de Joaquim Manoel Bezerra (Mestre Joaquim Umbelino) e Francisca Fernandes Coutinho, o conhecido comunicador Francisco Sales Fernandes Bezerra tem uma histórica marcada pela coragem e capacidade de enfrentar desafios e conquistar seu espaço. Foi sempre assim.

De origem pobre, desde criança teve que trabalhar para ter sua própria renda, e logo aos 16 anos, quando ficou órfão de pai, principalmente para ajudar a mãe e os três irmãos.

O interesse pela imprensa e seus instrumentos de comunicação começou logo aos 12 anos de idade, pela necessidade de trabalhar. Começou como jornaleiro, nas ruas de Cajazeiras, vendendo os principais impressos da capital paraibana e até do sul do país, depois de passar pela experiência de lavador de carros, engraxate e carregador de balaio na feira.

A paixão pelo rádio teve início desde o seu passeio pelos corredores da Rádio Alto Piranhas, ainda na época do comando da Diocese, quando vendia jornais ao saudoso Monsenhor Vicente e aos radialistas Júlio Bandeira e Zeilto Trajano. A inspiração maior veio pela admiração que tinha aos grandes nomes do rádio, a exemplo de Nonato Guedes, Evandro Carlos e tantos outros.

sales5

A primeira experiência com microfone foi através do Monsenhor Gualberto e de Irmã Nirvanda Leite, quando integrava o Grupo de Jovens Unidos a Santa Paula, colaborando com o programa religioso Encontro com o Povo da Rádio Alto Piranhas, e em seguida ajudando nas transmissões das missões de Frei Damião e das Santas Missas.

Jovem ainda, com começou a praticar locução na Rádio Alto Piranhas e depois na Difusora Rádio Cajazeiras, aproveitando-se de espaços concedidos pelos colegas, durante as transmissões de bailes de carnaval nos clubes e nas ruas, e também nos debates carnavalescos.

Em Cajazeiras, Sales Fernandes também começou seus estudos. Fez o Ensino Fundamental na Escola Monte Carmelo, e parte do Ensino Médio no Colégio Estadual Professor Crispim Coelho, e até o 2º ano científico no Colégio Diocesano Padre Rolim.

Em 1987, com a participação de Irmã Nirvanda Leite e com o apoio de Salete Leite Rolim, transferiu-se para João Pessoa, onde morou de favor na casa de Raumita Coelho Rolim, mãe do cineasta Eliezer Filho. Aliás, foi Eliezer que, quando morou em Cajazeiras, influenciou Sales a gostar de teatro, levando-o a uma rápida passagem pelo Grupo Terra. Em João Pessoa, também o concluiu o 2º grau e trabalhou no Colégio Marista Pio X, e ainda viveu uma experiência ímpar, morando num Abrigo de Idosos, onde foi colaborador da Vila Vicentina Júlia Freire.

Em 1997, graças a uma solicitação do amigo José Nello Zerinho Rodrigues, foi credenciado junto ao Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa, como repórter correspondente da Rádio Oeste. Em 1999, tornou-se assessor parlamentar da então deputada Zarinha Leite e do seu esposo Epitácio Leite Rolim. Na gestão de Rômulo Gouveia, tendo como coordenador de comunicação o jornalista Gilson Souto Maior, Sales participou da equipe de fundação da TV Assembleia, ao lado de outros grandes nomes de imprensa estadual.

sales2

Em 1991, sua prova de fogo da Escola do Rádio e seu primeiro credenciamento oficial como repórter foi quando, no meio da grande imprensa internacional, transmitiu ao vivo para todo o Nordeste, pela Difusora Rádio Cajazeiras, a presença do Papa João Paulo II no Brasil. Cinco anos depois, formou-se em Bacharel em Comunicação Social pela UFPB, habilitando-se ao registro profissional. Ele já atuou em várias emissoras de rádio de Cajazeiras e da Paraíba e também na TV Assembleia, sempre apresentando programas jornalísticos, ao lado de grandes profissionais.

sales3

Pai de três filhos: Leonardo Almeida, Maria Helena e Mayara Gabriela, esta última do segundo relacionamento com a atual esposa Rejane Cândido, Sales Fernandes é, atualmente, funcionário da Empresa Clip Produções, que coordena a área de TV, Portal e Rádio da Assembleia Legislativa, sob o comando da jornalista Val França. Para ele, a maior virtude do ser humano é a humildade, e o maior defeito a ingratidão.

sales1

SOBRE Gazeta do Alto Piranhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *