Cajazeiras-PB, 18/11/2017
HOME » ALMANAQUE » Coronel Justino Bezerra

Coronel Justino Bezerra

JUSTINO-BEZERRA

O Coronel Justino Bezerra de Sousa nasceu em Cajazeiras a 3 de março de 1830. Filho de Manuel Bezerra de Sousa e Ana Maria de Jesus, foi um dos comerciantes mais progressistas do sertão paraibano. Teve destacada atuação política em Cajazeiras como Conselheiro Municipal. Foi prefeito de sua cidade natal, nomeado a 23 de setembro de 1907, permanecendo à frente dos destinos da comuna cajazeirense até 5 de agosto de 1913, quando faleceu, sendo substituído pelo Sub-Prefeito Coronel José Ferreira da Silva Guimarães, segundo o historiador Desudedith Leitão.

Diz Frassales Cartaxo: “Justino Bezerra era um homem rico, comerciante, proprietário rural, político atuante no final do século 19 e início do século 20. Exerceu com desenvoltura a chefia política em Cajazeiras, tendo sido prefeito muitos anos, quando a Paraíba vivia sob o domínio da oligarquia chefiada por Álvaro Machado. Fazia contraponto à hegemonia dos Rolim, Cartaxo e Coelho. Por coincidência, coronel Justino faleceu em 1913, pouco mais de um ano após a morte de seu grande chefe.”

SOBRE Christiano Moura

2 COMENTÁRIOS

  1. Diego Pontes Ferreira de Andrade

    Boa noite…
    Sou tataraneto do Cel. Justino Bezerra e até hoje minha família reside nas terras que foram suas. Meu avô contava muitas histórias do coronel, ainda temos fotos dele da época. Obrigado por relembrar dele.

  2. Rafael Rodrigues Holanda Neto

    Olá, eu sou tetraneto do Coronel, meu avô é seu bisneto e ele me falou sobre Justino Bezerra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *