Cajazeiras-PB, 23/09/2017

Conferência da Economia Solidária em Cajazeiras reúne mais de 20 municípios

sedh-conferencia-regional-de-economia-solidaria-regiao-de-cajazeiras-3_640x480

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Fórum de Economia Solidária e Superintendência Regional do Trabalho, realizou nesta terça-feira (8), em Cajazeiras, a primeira Conferência Territorial da Economia Solidária com 150 representantes de mais de 20 municípios do Sertão. Foram escolhidos 36 delegados que representarão a região na etapa estadual, que será realizada nos dias 22 e 23 de maio, em João Pessoa.

A executiva da Sedh, Ana Paula de Souza Almeida, participou do evento e falou sobre a importância das Conferências. “As conferências territoriais têm o objetivo de realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios de Economia Solidária, considerando as deliberações das Conferências Nacionais, e promover o debate sobre integração das ações de apoio à Economia Solidária fomentadas pelos governos e pela sociedade civil”, disse.

Também participaram da mesa de abertura da Conferência Francisco Arcanjo, representante da prefeitura da cidade de Cajazeiras, e José de Anchieta de Assis, do Fórum de Economia Solidária. As entidades parceiras foram representadas por Aires Humberto (PASPP), Sandra Vaz Miranda (MET) e Maria Ilsa, dos Empreendimentos de Economia Solidária.

Após a leitura do regimento, houve palestra do professor da UFPB e representante da Incubes (Incubadora de Economia Solidária), Vanderson Carneiro. Ele apresentou o texto de referência e comentou a importância do evento, como um processo sistemático de reconhecimento de direitos e de conquista social, para a construção do plano nacional de Economia Solidária.

Foram formados quatro grupos de trabalho que discutiram: Produção, comercialização e consumo; Acesso ao conhecimento: educação, formação e assessoramento; Ambiente institucional: legislação e integração de políticas públicas.

Agenda – Na próxima terça-feira (15), será realizada a Conferência Terriotorial em Campina Grande, para a região do Agreste e Curimataú; 23 de abril, em Monteiro, para a região do Cariri e dia 6 de maio em João Pessoa para a Zona da Mata.

Cabe ainda às conferências, elaborar planos municipais, territoriais e estaduais de economia solidária contendo visão de futuro, diagnóstico, eixos estratégicos de ação, programas e projetos estratégicos e modelo de gestão para o fortalecimento da economia solidária, além de subsídios para o Plano Estadual que será debatido na Conferência Estadual.

Municípios e entidades presentes – Os municípios participantes foram São Mamede, Cajazeiras, Joca Claudino, Patos, Teixeira, Santana dos Garrotes, Pombal, Catolé do Rocha, Aparecida, Sousa, Uiraúna, Cachoeira dos Índios, Poço Dantas, Desterro, Assunção, São Domingos, Monte Horebe, São João do Rio do Peixe, Marisópolis, Santa Helena e Lagoa.

Entidades que participaram da Conferência Territorial de Economia Solidária da região Sertão: Associação Comunitária do Bairro Vila Nova, Rede Lixo e Cidadania, Coletivo Estação, Associação Arte Patos, Cemar Pombal, Comunidade os Rufinos, PASPP, Assentamento Jacú, Ação Social Diocesana de Patos, Território Médio Piranhas, Território Vale Piranhas, Cáritas, CAAASP, Diocese de Patos, Rádio Oeste, Coletivo Cultucar, VAC Cooperativa CAMICIH, Cooperativa Flor de Mandacarú, Assentamento Santa Isabel, Doce Vida, Ascamare, Ascamarú, Fibra de Bananeiras, Assentamento Acauã, Grubas e Ascamarc.

SECOM-PB

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *