Cajazeiras-PB, 21/10/2017

Comissão ultima preparativos para desfile do dia 22 de agosto

Uma comissão formada principalmente por representantes de secretarias municipais de Cajazeiras, a exemplo da Secretaria de Educação (Edna Elba); Secretaria de Cultura (Agnaldo Cardoso) Governo e Articulação Política (Rogério Lopes); vem ultimando os preparativos para o grande desfile cívico-militar do dia 22 de agosto, data de nascimento do Pare Inácio de Sousa Rolim, considerado por muitos como o fundador da cidade, oportunidade em que também se comemora a Emancipação Política do município de Cajazeiras, ocorrida em novembro, entretanto, comemorada dia 22 de agosto, por força de uma lei municipal.

Em 29 de agosto de 1859, através da Lei Provincial n° 5, Cajazeiras torna-se um Distrito, pertencente ao município de Sousa. Em 23 de novembro de 1863, a Lei Provincial nº 92, sancionada pelo governador Francisco de Araújo Lima, eleva o Distrito à categoria de Vila e o desmembra de Sousa, tornando-se um novo município da Paraíba (na época província da Paraíba do Norte).

Este ano, o tema do desfile será relacionado às Olimpíadas, já que o País está sediando os jogos esse ano, trazendo para o município de Cajazeiras e homenageando atletas do município, inclusive, olímpicos. O livro do professor Reudesman Lopes servirá de fonte de pesquisa para realização do desfile e do reconhecimento aos nossos atletas do passado e do presente.

desfile5

SOBRE Gazeta do Alto Piranhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *