Cajazeiras-PB, 22/10/2017

Campina vai ganhar monumento em homenagem aos 150 anos de emancipação política

campina-150

Campina Grande ganhará, no próximo dia 11 de outubro, às 18h, um monumento em homenagem aos seus 150 anos de emancipação política. O anúncio da data de inauguração foi feito pelo prefeito Romero Rodrigues na manhã desta sexta-feira (2), na área onde funcionava o antigo Posto Berro D’água, às margens do Açude Velho. No local, Romero assinou a ordem de serviço para construção da obra, em ato também acompanhado por vereadores, secretários e outras autoridades municipais.

O monumento, na área do antigo Berro D’água, vai homenagear os Tropeiros da Borborema, grandes desbravadores do progresso local, sobretudo no transporte de algodão, o que consolidou a cidade como entreposto comercial. A obra vai representar um investimento de R$ 1,3 milhão. Os recursos são próprios do Município. Os serviços terão início já na próxima segunda-feira.

De acordo com o prefeito, a obra será marcada pela sua moderna arquitetura, sendo um importante espaço de divulgação do turismo de Campina Grande, além de demonstrar o próprio espírito inovador do povo campinense.

“Esta obra vem sendo projetada há bastante tempo pela Secretaria de Obras e outros setores do governo. Recorremos, ainda, para tanto, ao escritório Brito Engenharia, que acompanha, inclusive, importantes obras arquitetônicas em João Pessoa e outras cidades. Trata-se de uma obra que vai impressionar a todos pelo seu arrojado projeto de engenharia, sem quase sustentação em um dos seus lados”, antecipou.

Conforme relatou, o futuro equipamento terá na sua parte interna uma central de divulgação do turismo campinense e regional, além de área de “alimentação”. O local contará com elevador e moderna iluminação, incluindo-se no projeto uma fonte luminosa. O monumento terá como destaque a imagem dos tropeiros da Borborema, pois no local, há muitas décadas, eles e seus animais se abasteciam de água. A área a ser ocupada é de aproximadamente 300 metros quadrados.

Ainda durante sua fala, Romero Rodrigues afirmou que, em curto período de tempo, toda a realidade da área será mudada, oferecendo-se a Campina Grande um novo cartão-postal. “Campina Grande ganhará em termos de resgate histórico, valorização dos feitos do presente e construção de uma obra capaz de impulsionar, ainda mais, o turismo local”, acrescentou.

PORTAL CORREIO

SOBRE Portal Correio

COMENTÁRIOS

  1. Aida Maria Martins de Assis

    Congratulo-me com o evento a ser construído em comemoração aos 150 anos de emancipação de Campina Grande, contudo eu como moradora dessa cidade há vinte anos e apaixonada pelo seu clima, facilidade de deslocamento, etc, gostaria de solicitar ao senhor prefeito um olhar diferenciado para o bairro Rosa Mística. É por ele que passa o Riacho das Piabas, hoje um esgoto a céu aberto. Enquanto no passado foi responsável pelo abastecimento de águas cristalinas e ainda um dos poucos locais com água de excelente qualidade em suas nascentes.
    Como artista plástica tenho um projeto de estimular a geração de renda e a boa convivência daquela localidade, justamente por saber que será construído nas proximidades daquele logradouro o horto municipal. Conseguindo uma audiência com o secretário de obras, poderei expor minhas ideias. Garanto que não precisaremos nem 05% dos gastos do empreendimento acima a ser construído, pois usaríamos a comunidade estudantil daquele bairro, na mão de obra, bem como o apoio dos artistas da cidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *