Cajazeiras-PB, 12/12/2017
HOME » PARAÍBA » Cajazeiras pode sediar nova Zona Franca para livre comércio no país

Cajazeiras pode sediar nova Zona Franca para livre comércio no país

Zona-Franca-do-Semi-

O Sertão paraibano poderá ganhar uma área de livre comércio de importação e exportação. A Paraíba e mais três estados do Nordeste poderão receber uma nova área com incentivos fiscais especiais. Nesta quinta-feira (8), será instalada na Câmara Federal a comissão especial que analisará a criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino, resultado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/11.

De acordo com o projeto, a área para zona franca será sediada no município de Cajazeiras (PB), a 468 km de João Pessoa,  irá abranger também municípios dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

A proposta será analisada quase meio século da implantação da Zona Franca de Manaus. Segundo a proposta, de autoria do deputado federal paraibano Wilson Filho (PTB), a nova zona franca será semelhante a de Manaus, com benefícios fiscais pelo prazo de 30 anos. Caberá ao Governo Federal demarcar a extensão da região, com um raio mínimo de 100 quilômetros, a partir de Cajazeiras.

Além de Cajazeiras as cidades de Patos (PB), Serra Talhada (PE), Juazeiro do Norte (CE) e Pau dos Ferros (RN) serão beneficiadas com a criação dessa área de livre comércio.

Conforme dados do Ministério da Integração, o semiárido tem uma área de mais de 981 mil quilômetros quadrados, abrangendo 1.134 municípios dos nove estados do Nordeste. No total, são mais de 22 milhões de habitantes.

Nesta quinta-feira (8) também serão escolhidos os presidente e vice-presidente da comissão especial.

PORTAL CORREIO

SOBRE Portal Correio

3 COMENTÁRIOS

  1. Roberval Moreira

    Vamos torcer por essa tao sonhada Zona Franca que ira criar milhares de empregos diretos e indiretos em todo sertão do nordeste.

  2. Rosemere Vidal

    A criação da zona franca do semiárido Nordestino será a redenção econômica de um povo sofrido que vontade de trabalhar e não tem oportunidades devido ao clima adverso e falta de chuva nessa região , os deputados federais e senadores tem essa oportunidade de mudar esse senário de calamidade que o povo sertanejo passa hoje em dia, ao deputado Wilson Santiago e seu pai Wilson Santiago e todos os deputados que fazem parte dessa comissão que eles juntos com os senadores façam justiça e aprovam essa zona franca , eu tenho certeza que o sertão desses quatro estados ira se desenvolver e gerar milhares de empregos, e Cajazeiras com é cidade que centraliza os quatro estados a Paraíba, Ceara, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

  3. Roberval Moreira

    quero Parabenizar aqui a família santiago e aos deputados que fazem parte dessa comissão, desde do império até a data de hoje eu não vi nenhum projeto que tivesse a importância e a eficacia de solucionar os problemas de um povo sofrido que é povo sertanejo. A Paraíba e os outro estados que serão beneficiados com esse grande projeto. Milhares de empregos serão criados, industrias e montadoras de equipamentos eletrônicos investira nesta vasta região, a fome e a miséria dará lugar ao crescimento econômico e financeiro aos povos sertanejos desses quatro estados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *