Cajazeiras-PB, 23/10/2017

Bom Jesus celebra os 90 anos de Zé Gonçalves

jose-goncalves-bom-jesus

A cidade de Bom Jesus comemorou, no último dia 27/09,  o aniversário de um grande líder, um nonagenário  que deu exemplo  de bom  administrador, conselheiro e acima de tudo grande mestre na política: Zé Gonçalves.

No dia 26 de Setembro do ano de 1923, nasce no município de Bom Jesus  José Gonçalves Moreira, filho de Antonio Gonçalves Moreira e Maria do Carmo Gonçalves. Quando menino  dedicou sua vida na agricultura ajudando o pai nas plantações, para adquirirem o sustento da família,  sua formação escolar foi a conclusão do antigo ginásio, hoje ensino fundamental.

Casou-se com Dona Bastinha Gonçalves , deste casamento tiveram dois  filhos Orlando Gonçalves de Lima, Bacharel em Direito, Maria do Carmo Gonçalves de Lima, Professora  e um adotivo  Silvan Teixeira.

Zé Gonçalves  fica viúvo de Dona Bastinha e tem sua segunda núpcia: casa-se com Ana Maria da Silva da  qual tem uma filha Ana Carla Gonçalves.

Sua vida profissional

  • 1947: José Gonçalves Moreira inicia sua carreira de Radialista na Difusora Rádio Cajazeiras onde apresentou  um programa musical com o nome de: “ A música que você pediu”, no horário de 16:00 às 18:00 horas,  um programa  voltado para a turma jovem.
  • 1948: foi funcionário dos Correios e Telégrafos da cidade de Cajazeiras;
  • 1955: foi  candidato a vereador na cidade de Cajazeiras   ficando na 1ª Suplência  chegando a assumir dois meses e foi destacado pela sua coragem e independência;
  • 1958: assume  a coletoria estadual da cidade de Bonito de Santa Fé
  • 1959: assume o cargo de escrivão e Coletor da cidade de Uirauna e é nomeado Delegado na Cidade de Cajazeiras;
  • 1960: assume o cargo de escrivão da Coletoria da cidade de Sousa;
  • 1964: foi escolhido Tesoureiro da Comissão do Centenário de Cajazeiras
  • 1962: assume a coletoria da cidade de Cajazeiras no cargo de Coletor;
  • 1972: assume a coletoria da cidade Sapé no cargo de Coletor
  • 1974: foi um dos fundadores da Loja Maçônica “ Barão do Rio Branco de Sapé”
  • 1977: afasta-se do cargo de coletor de Sapé e se candidato a prefeito na Cidade de Bom Jesus, tendo sido eleito já que foi candidato único tendo assumido de 1978 a 1983;
  • 1988: José Gonçalves é eleito Prefeito de Bom Jesus pela segunda vez ficando no cargo de 1989 a 2003.

 

O ex-prefeito José Gonçalves Moreira também exerceu várias funções sociais na cidade de Cajazeiras a exemplo de:

– Diretor Social e Secretário do Clube 1º de Maio

– Diretor de Esportes e Secretário do Cajazeiras Tênis  Clube;

– Diretor de Esportes do Tabajara Futebol Clube

– Diretor de Esportes do Atlético Cajazeirense de Desportos

– Presidente do Estudante  Atlético Clube

– Secretário e Venerável da Loja Maçônica Duque de Caxias

– Tesoureiro e Auxiliar do Círculo Operário de Cajazeiras

– Tesoureiro do Rotary Clube

– Secretário do Conselho e Presidente deliberativo da Associação dos Fiscais de Rendas e Agentes Fiscais do Estado da Paraiba – AFRAFEP, em João Pessoa.

– Chefe do Serviço de administração da Recebedoria de Rendas de João Pessoa.

Atualmente José Gonçalves Moreira é aposentado, e reside em Bom Jesus ao lado de sua esposa Ana Maria da Silva, onde tem se dedicado a família e ao lazer.

José Gonçalves ficou conhecido na política pela sua transparência e honestidade, durante suas gestões sempre prestou conta ao povo de Bom Jesus de cada centavo recebido e gasto na sua administração. Provou ser um grande líder, sempre buscou na política  amizades, e a prova maior que até hoje não tem nenhum  inimigo na cidade. Pois sempre tratou  a todos de forma amigável, mesmo tendo alguns conflitos em campanhas.

Em Bom Jesus ficou conhecido como um dos melhores prefeitos da cidade, uma obra importante da sua administração foi a construção do Ginásio de Esporte Francisco Sales Duarte na época construido com recursos próprios.

Nesta data importante, o ex – prefeito  José Gonçalves participa no período da tarde por voltas das  17:00 horas   de uma missa em ação de graças na Igreja do Sagrado Coração de Jesus  na cidade de Bom Jesus e às 19:00 horas um coquetel será servido aos familiares e amigos convidados no Bar do Odaí no Conjunto Maria Singular de Brito.

COM REPORTAGEM DE JOCERLAN GUEDES

Bom Jesus celebra os 90 anos de Zé Gonçalves

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *