Andanças pelo Sertão de Cajazeiras #44

A COLUNA SEMANAL DE CHRISTIANO LIMA MOURA

COFEMAC
0 72
AM3 – 250×250

Buraqueira A Prefeitura de Uiraúna intensificou o serviço de recuperação da malha asfáltica das principais ruas da cidade, através da operação tapa-buracos. Uma equipe fez a recuperação de um trecho da Avenida Francisco Leão Veloso, ao lado da Igreja Matriz.

Amigo do Peito As prefeituras de Bernardino Batista e São José de Piranhas promoveram a primeira etapa do programa ‘Amigo do Peito’ com realização de 80 mamografias em cada município, além de ações educativas com atendimento gratuito.

Santo Antônio Mais uma tradicional festa do padroeiro Santo Antônio será realizada entre os dias 1º a 13 de junho em Bonito de Santa Fé. Na programação, Cavalgada de Santo Antônio, Companhia de Artes de Joca Claudino, grupo folclórico, seresta da família, festival de prêmios e, para encerrar o evento, o desfile de príncipes e princesas e show com Felipão, Ranniery Gomes e Banda Ribuliço.

Fardamento A secretária de Educação de São José de Piranhas, Fabiana Inácio, e o prefeito Chico Mendes (PSB), entregaram uniformes escolares para as crianças da Creche Municipal Juracy Lacerda Leite. Os uniformes foram distribuídos na própria creche com a presença de mães, servidores, secretários e vereadores.

Festa junina A prefeitura se antecipou e já divulgou a programação oficial do São João 2018 em São José de Piranhas. Como no ano passado, o evento será custeado através de parceria do município com algumas empresas. Na segunda edição dos festejos juninos na gestão do prefeito Chico Mendes, o evento terá como destaque a valorização dos aristas da terra, como Eduarda Brasil, Geraldo Mãozinha e Banda e Joebson Victor. A valorização da cultura regional típica do São João, como festival de quadrilha junina, barracas com comidas típicas, decoração e fogueira também fazem parte do evento, que será realizado nos dias 22 e 23 de junho.

Concurso Saiu o resultado da primeira etapa do concurso público da Prefeitura de Bom Jesus, realizado pela Universidade Patativa do Assaré. Cerca de 5 mil pessoas se inscreveram para o certame. Ao todo foram ofertadas 83 vagas para cargos como agente e auxiliar administrativo, professor de educação básica I, cirurgião dentista, motorista categoria D e auxiliar de serviços gerais. Clique aqui e confira o resultado preliminar.

Garrafão A cidade de Uiraúna terá mais uma vez o tradicional “São João do Garrafão”, evento que mais uma vez promete ser um sucesso, assim como foi nas suas outras edições. No dia 12, o evento terá apresentações culturais com o grupo de xaxado Arrasta Pé da Paraíba e com o grupo Vem Viver, da Felc. No sábado (16), o São João do Garrafão fará uma homenagem ao empresário João Claudino Fernandes. Após as homenagens, acontecerá a apresentação das quadrilhas juninas Garrafão e Criança Arrasta Pé. Em seguida, show com Kaceteiros do Forró e Tora Chinela.

Ponto eletrônico Trinta e cinco municípios do Sertão Paraibano firmaram acordo com o Ministério Público Federal (MPF) para providenciarem, entre 60 e 90 dias, a instalação e o regular funcionamento de registro eletrônico biométrico de frequência (o ponto eletrônico) de servidores públicos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na região de Cajazeiras, fizeram acordo os municípios de Cachoeira dos Índios, Carrapateira, Uiraúna, São José de Piranhas, São João do Rio do Peixe, Triunfo, Poço de José de Moura, Poço Dantas e Bom Jesus.

Condenado O ex-prefeito de Triunfo, Damísio Mangueira, terá de devolver aos cofres públicos a quantia de R$ 548.584,40. O débito foi imputado pelo Tribunal de Contas do Estado, que emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2013. Dentre as irregularidades o registro não documentado de pagamentos de precatórios (mais de R$ 400 mil), gastos sem justificativa com serviços de arquitetura e percepção indevida de salários por alguns servidores. Damísio Mangueira afirmou ter absoluta certeza que todos os pontos que resultaram na reprovação de suas contas pelo Tribunal de Contas serão esclarecidos quando da apresentação de Recurso.

Peixes O prefeito de Bonito de Santa Fé, Chico Pereira (PSB), juntamente com o secretário de agricultura Luiz Fernandes, realizaram o peixamento de dez açudes públicos do município. Os alevinos foram doados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap). Na avaliação do prefeito, a ação tem impacto positivo e de grande valor econômico para as comunidades rurais beneficiadas.

Sem recursos O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), Carlos Pereira de Carvalho, afirmou que não existe a menor possibilidade de o governo estadual asfaltar a estrada que liga a cidade de Serra Grande a São José de Piranhas e a outra rodovia que une a mesma cidade, localizada no Vale do Piancó, ao município de Bonito de Santa Fé.

Recurso negado A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça Paraíba manteve, por unanimidade em harmonia com parecer ministerial, a condenação do ex-prefeito de Monte Horebe, Erivan Dias Guarita, por ato de improbidade administrativa ao admitir pessoas para prestar serviços à Prefeitura sem a realização de concurso público. Com a decisão, nesta terça-feira (29), o Órgão Fracionário negou provimento ao recurso do ex-gestor.

Cultura A Prefeitura de Joca Claudino realizou a 16ª Semana Nacional de Museus, através da Secretaria de Cultura e Turismo, sob a coordenação do Museu Tropeiros do Sertão. A semana contou com uma programação bem diversificada e contribuiu para o fortalecimento da salvaguarda da memória e da história.

Alerta O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE) emitiu alerta à Prefeitura de São João do Rio do Peixe. O relatório de acompanhamento de gestão orçamentária, financeira e patrimonial detectou várias falhas na administração do prefeito Airton Pires (PP). As recomendações dos técnicos do TCE foram direcionadas ao equilíbrio financeiro entre as receitas de despesas do município e controle dos custos.

ELIANE BANDEIRA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.