Anac conclui serviços de sondagem de solo do Aeroporto de Cajazeiras

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A população de Cajazeiras e região poderá ter, em breve, uma definição em relação às reais condições da pista do aeródromo local, em relação ao tipo de aeronave que poderá operar no local.

Segundo informações do gerente do aeroporto, Liduíno Maciel, recentemente técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concluíram os serviços de sondagens de solo do aeródromo e o resultado deverá estar sendo anunciado nos próximos dias.

Este tipo de vistoria tem o objetivo de identificar a capacidade de resistência da pista e, assim, determinar o PCN, que é o indicador da resistência da pavimentação. Esse número pode ser classificado de acordo com o tipo de pavimento, resistência, pressão admissível e método de avaliação.

Definido o número do PCN, a agência deverá estabelecer de forma oficial, qual o tipo de aeronave que deverá operar no aeródromo, tirando assim todas as dúvidas sobre o assunto, podendo as empresas se habilitarem para exploração do serviço de voos.

FONTE: BLOG DO FURÃO
ELIANE BANDEIRA
2 Comentários
  1. Claudio Lemes Louzada Diz

    Durante o processo de homologação da pista, a Anac, procedeu uma vistoria de avaliação do piso, e classificou a pista com o PCN 6, do inglês Pavement Classification Number. Com o PCN 6 Cajazeira foi autorizada a receber aeronaves de até 12 toneladas ou 30 passageiros. Lamentável porque as empresas aéreas regionais operam sua menor aeronave com 70 passageiros e peso aproximado de 25 toneladas. Talvez agora com “fermento mágico” e “forças ocultas” o PCN da pista cresça e seja mais resistente. Mas, se a avaliação for realmente “mágica”, a pista estará totalmente deteriorada em apenas um ano e meio de operação com aeronave mais pesada. Na verdade, ninguém admitiu que houve um erro bárbaro e grosseiro de planejamento e engenharia. Saudações & bons voos!

  2. Roberval Alves Moreira Diz

    Vamos esperar o resultado dos serviços de sondagens de solo do aeródromo e o resultado depois desse resultado ai sim é que será determinado o verdadeiro PCN da pista do aeroporto de Cajazeiras e determinar realmente qual tipo de aeronave pode operar nesse aeródromo, mas para isso a população e os políticos e a imprensa de Cajazeiras deve pressionar para ser divulgado logo o resultado da sondagem e o verdadeiro PCN, da pista, se não só vão reclassificar o PCN daqui a uns trinta anos.

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