Cajazeiras-PB, 21/10/2017

ALPB lança livro e resgata história do Legislativo da Paraíba

AL-LIVRO

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) lançou na noite de ontem o livro ‘Parlamento – Breve História do Legislativo Paraibano’, dentro das comemorações de dois anos do Memorial Parlamentar da ALPB. O lançamento aconteceu no Salão Nobre da Assembleia e contou com a presença de deputados, ex-parlamentares, desembargadores e jornalistas.

O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (DEM), destacou que este é o início de um trabalho de resgate que será realizado pela Assembleia. “Esse é apenas o início de um trabalho que vai ser realizado ao longo do tempo e que vai resgatar ainda mais a história viva do nosso Poder Legislativo.

Aquilo que tem de essência real da história do nosso parlamento está no livro e no Memorial. E o nosso objetivo é nos aprofundar cada vez mais nessas pesquisas, que resultou num trabalho dignificante para nós que fazemos o Poder Legislativo da Paraíba”, disse.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE), Marcos Cavalcanti, destacou a importância do parlamento contar a sua história. “O parlamento paraibano está de parabéns com esta iniciativa porque a Assembleia carecia ainda de contar a sua história. O Tribunal de Justiça da Paraíba já escreveu a sua história, estamos agora escrevendo a história do TRE e da Associação Paraibana de Letras e faltava justamente a história da Assembleia, que chega através de uma obra belíssima”, ressaltou.

O desembargador do TJPB, Oswaldo Trigueiro, disse que “uma iniciativa dessa magnitude demonstra o respeito pela história dessa Casa, que de fato teve muita contribuição ao desenvolvimento do Estado”.

A publicação de 220 páginas é ilustrada e revisita, por meio de documentos e imagens importantes, os mais decisivos momentos da vida política do país e do Estado, principalmente a partir da criação do parlamento nacional, em 1823, e da Assembleia Estadual, instalada em 1835. O trabalho foi realizado em conjunto pelos setores de Cultura e Comunicação da ALPB e é dividido em oito capítulos que tratam da evolução política e do processo eleitoral desde os tempos do Brasil Colônia até os dias de hoje.

O livro é coordenado pela jornalista Beth Torres, projeto editorial de Juca Pontes e textos de Carlos César, Nonato Guedes e Agnaldo Almeida.

Já a implantação do Memorial Parlamentar em 2011 é resultado de um trabalho iniciado em 2007 e tem por metodologia reunir toda a informação do Poder Legislativo da Paraíba, seja ela museal, arquivística e iconográfica, de imagem e som.

JORNAL DA PARAÍBA

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *