Cajazeiras-PB, 22/10/2017

ALPB realiza sessão em São José de Piranhas para discutir turismo rural

jatoba-turismo

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão itinerante, nesta sexta-feira (1º), no município de São José de Piranhas, localizada no Alto Sertão paraibano, para debater o turismo rural nos municípios de Bonito de Santa Fé, Monte Horebe, Triunfo, Serra Grande, São José de Caiana, Cajazeiras, Bernardino Batista, Cachoeira dos Índios, Bom Jesus, Poço de José de Moura, São João do Rio do Peixe, além de São José de Piranhas.  A reunião aconteceu na Câmara Municipal dos Vereadores.

A sessão teve a finalidade de discutir projetos para colocar em prática investimentos necessários para as atividades do turismo rural, que vai beneficiar a população do Sertão paraibano com emprego e renda. O encontro de autoria do deputado Vituriano de Abreu (PSC), foi presidido pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Ricardo Marcelo (PEN), que ressaltou a importância de levar os parlamentares da ALPB para ouvir a população e autoridades políticas locais.

“Sabemos que independente de onde o turismo se implante, ele traz investimentos com relação a emprego e renda. Existe um potencial muito forte nessa região polarizada por Cajazeiras na implantação do turismo rural. Estamos aqui para discutir e levar aos órgãos competentes a nossa sugestão para que seja posto em prática os investimentos necessários para que essa região possa também se expandir de forma organizada e sustentável”, afirmou Ricardo Marcelo.

O deputado Vituriano de Abreu reuniu a classe política, empresarial e a sociedade civil para propor uma parceria que beneficie a região com o turismo rural. “Ninguém se sente mais feliz do que eu em trazer o progresso e buscar o crescimento para qualquer lugar que seja. Quero chamar a parceria do povo para este crescimento, pois precisamos criar alguma coisa para gerar renda e trabalho para estas pessoas. Pedimos aos órgãos públicos e os financeiros (bancos) que façam uma parceria entre si e descubram a potencialidade que temos, que é fundamental para unir a população”, explicou.

Em seguida, todos presentes na sessão participaram de uma palestra proferida pelo ex-deputado Gilvan Freire, que discutiu sobre a economia de resultado no meio rural, com o tema ‘Novos palcos e platéias no Sertão paraibano’. Ele destacou a importância da concretização das obras de transposição do Rio São Francisco como forma de incentivo ao turismo.

A segunda palestra realizada durante o encontro foi proferida pelo senador Cícero Lucena (PSDB), que discutiu o turismo rural com o tema ‘Novos desafios em tempos de alta competitividade’.  Cícero destacou a necessidade de criar outras atividades que juntamente com o turismo vai gerar o aumento da economia.

“Nós temos que verificar em cada região qual o verdadeiro potencial da região e é necessário que em muitos municípios haja mais de uma atividade para que possa se acentuar o desenvolvimento. Existe o potencial, mas não será o suficiente para resolver todos os problemas enfrentados pelo povo da região. Então o primeiro passo para começar o desenvolvimento é discutir de que formar o empreendedorismo pode se aliar ao turismo para que possa aumentar a renda e a oportunidade para a população”, disse o senador.

Presente na reunião o deputado Gervásio Maia (PMDB) usou a tribuna para ressaltar o potencial das cidades do Sertão para o investimento debatido na sessão. ” Este tema é extremamente interessante, pois temos um potencial extra-ordinário na Paraíba. Temos belezas naturais que devem ser exploradas e penso que esta sessão veio para fazer com que possamos despertar para um seguimento tão importante como este, pois gera emprego e gera renda. A Assembleia está fazendo nada mais do que o dever de casa”, disse o deputado.

Já o deputado Janduhy Carneiro (PTN) parabenizou a propositura pela oportunidade de aproximar o Legislativo da população que vive em regiões distantes da capital João Pessoa. “O deputado Vituriano foi extremamente feliz com a propositura, além do presidente que tem dado esta oportunidade para que as sessões ocorram em caráter itinerante e se deslocando para as cidades paraibanas no sentido de dar esta oportunidade de ouvir a classe política, o empresariado , os trabalhadores e homem do campo”.

O prefeito do município de São José de Piranhas, Domingos Leite da Silva Neto, finalizou agradecendo aos parlamentares pela sessão e se propôs a criar condições para a produção das atividades. “Espero que desta reunião possamos produzir boas oportunidades para que colhamos bons frutos para o crescimento desta região. Agradeço aos deputados pelo apoio e realização desta sessão”, concluiu o prefeito.

Estavam presentes compondo a mesa os deputados Ricardo Marcelo, Vituriano de Abreu, Trócolli Júnior (PMDB), Gervásio Maia, João Gonçalves (PSD), Janduhy Carneiro, José Aldemir (PEN), além do prefeito de São José de Piranhas, Domingos Leite da Silva Neto, o senador Cícero Lucena, o ex-deputado Gilvan Freire e o vereador Damião Celso de Oliveira.

ASSESSORIA

SOBRE Christiano Moura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *