Acúmulo de chuva é superior a 600 milímetros no Sertão


chuva_forte-6880

Duas cidades do Sertão paraibano já acumularam mais de 600 milímetros de chuva em 2014, de acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) divulgados nesta sexta-feira (11). No município de  Cajazeiras o órgão registrou 632.4 mm e no de Patos 618.5mm. Com as precipitações, os maiores açudes desses municípios saíram da situação crítica, com menos de 5% da capacidade, e voltaram a abastecer a população.

Em Cajazeiras, o reservatório Engenheiro Ávidos comporta 255 milhões de metros cúbicos e está com 11,6% de sua capacidade. Em Patos, a barragem Farinha pode acumular mais de 25 milhões de metros cúbicos e atualmente está com 22,9% da capacidade. Também foram registradas chuvas significativas na cidade de Teixeira, onde o açude Bastiana está com 259 mil metros cúbicos, ou seja, 20,4% do reservatório.

“As chuvas se caracterizaram por ocorrerem de forma isolada principalmente entre os períodos da tarde e noite, quando aconteceram pancadas de intensidade moderada a forte. Como é normal para esta época do ano, os Vórtices Ciclônicos em Altos Níveis e a Zona de Convergência Intertropical foram os principais sistemas meteorológicos responsáveis pelas chuvas ocorridas no período”, explicou o gerente do setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno.

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, o prognóstico climático para a sexta-feira (11) e o sábado (12) , é de chuvas isoladas, e poderão ocorrer precipitações de intensidade moderada a forte em pontos isolados no setor centro/oeste da Paraíba: Cariri, Sertão, e Alto Sertão.

Confira a previsão detalhada para cada região

  • Litoral – Sol com variação de nuvens. Poderão ocorrer chuvas ocasionais (Max.: 30°C
  • e Min.: 25°C)
  • Brejo – Sol com variação de nuvens. Poderão ocorrer chuvas a qualquer hora. (Max.: 29°C
  • e Min.: 20°C)
  • Agreste – Sol com variação de nuvens. Poderão ocorrer chuvas a qualquer hora. (Max.: 30°C
  • e Min.:21°C)
  • Cariri/Curimataú – Sol com variação de nuvens. Poderão ocorrer chuvas localizadas no fim do dia. (Max.: 33°C e Min.: 21°C)
  • Sertão – Nebulosidade variável. Deverão ocorrer pancadas de chuva entre a tarde e noite. (Max.: 36°C e Min.: 23°C)
  • Alto Sertão – Nebulosidade variável. Deverão ocorrer pancadas de chuva entre a tarde e noite. (Max: 35°C e Min.: 22°C).
G1
Previous Centro de Recuperação e Cidadania "Esperança" entra em recesso
Next Frustrada fuga em massa do Presídio Regional de Cajazeiras

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *