Professores de Cajazeiras lançam e-book sobre os mitos da tradição iorubá

Os professores da Rede Estadual de Educação da Paraíba, Daniel Dantas e Lígia Moura, lotados na Escola Estadual Professor Manoel Mangueira Lima, em Cajazeiras, lançam, às 16h desta-segunda-feira (23), na Livraria Universitária, o e-book “(Re)contando mitos da tradição iorubá”.

A obra traz os perfis de 16 orixás, como Exú, Iansã, Xangô, Iemanjá, dentre outros, com ilustrações e suas relações com as coisas. Alguns perfis foram produzidos por colaboradores e organizados pelos autores. A revisão gráfica é do artista visual Marx Lamare Félix com ilustrações de Ramon Ferreira de Sales.

“A mitologia enaltece os orixás, emoldurados pela natureza e seus fenômenos que mostram a pequenez humana em não poder controlar os trovões, os ventos, a força das águas, o calor da Terra e todos os elementos naturais que interferem ou subsidiam e vida humana”, observam os organizadores da obra.

Quem são?

Daniel Soares Dantas é professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual
de Educação da Paraíba. Mestre em Letras. Especialista em Linguagem e Ensino. Graduado em Letras (UFCG) e Pedagogia (FASP). Pesquisador em Letramento e Multiletramento, Folclore, Cultura Popular e Africanidades. Tradutor/intérprete da Língua Espanhola. Autor/Criador de conteúdo digital educacional.

Virgínia Lígia Moura de Souza é professora de Língua Portuguesa na Rede Estadual
de Educação da Paraíba. Graduada em Letras Língua Portuguesa (UFCG). Pesquisadora em Cultura Afro/Indígena/Xamanismo. Filha de Oxóssi Ibualama. Ekedi de Obaluayê Xapanã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share