Cajazeiras/PB, 27/03/2015

Concurso da PM na Paraíba terá 80 vagas para bombeiros

bombeiros-pb

O comandante da Polícia Militar da Paraíba (PM-PB), coronel Euller Chaves, confirmou nesta terça-feira (25) a inclusão de 80 soldados para o Corpo de Bombeiro Militar do estado, no concurso que vai oferecer 600 vagas na segurança pública este ano. Serão 520 para a PM, segundo o comandante, e o edital está previsto para ser lançado nos próximos dias.

O efetivo atual da PM estadual é de 9,7 mil homens, enquanto em 2004 eram 8,2 mil. Ainda de acordo com Euller Chaves, o treinamento dos aprovados no processo seletivo será intensificado, em comparação a cursos de formação anteriores.

“É mais um incremento de efetivo, isso tudo vai melhorar a qualidade da segurança, com policiais qualificados. Há bem pouco tempo, se formavam policiais com 10 disparos de arma de fogo, com pouco treinamento [durante os cursos de formação]. Agora estamos focando com no mínimo 300 disparos por homem, um treinamento intensivo”, assegurou.

Entretanto, o coronel destacou que o aumento do efetivo não significa, por si só, redução nos índices de violência na Paraíba. Para ele, há necessidade de uma reformulação no sistema penitenciário e na legislação penal.

“Nós não temos essa visão de que a Polícia Militar tenha efetivo diminuto, historicamente. Mais efetivo não significa dizer menos violência. Os policiais vão prender mais, mas a dificuldade é manter essas pessoas presas, porque a legislação não permite e o sistema penitenciário não cabe mais”, destacou Euller Chaves.

O site da Polícia Militar da Paraíba informa que o último concurso público para o órgão ofereceu mil vagas para soldado, em 2008, destinadas às cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Guarabira. Destas, 50 eram para candidatas do sexo feminino. Também aconteceu, no mesmo ano, um concurso para prestadores de serviço auxiliar voluntário como soldado temporário. Foram 900 vagas para as mesmas cidades.

O processo seletivo foi realizado por exame intelectual (provas de língua portuguesa, matemática, história da Paraíba, geografia da Paraíba e noções básicas necessárias à atividade policial militar); exame de saúde; teste de aptidão física e exame psicológico.

G1

Check Also

ufcg-portao

Campus da UFCG de Cajazeiras oferece 70 vagas para que professores sem formação superior possam se graduar

  Os professores de educação básica, que ainda não têm um curso superior, ou os ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>