Dr. Tiino

JOSÉ FRANCISCO DE ANDRADE FILHO
Sítio Casas Velhas, Poço de José de Moura (PB), 21/08/1960
Cajazeiras (PB), 03/10/1999

O médico e político José Francisco de Andrade Filho, conhecido como Tiino, filho de José Francisco de Andrade, o Seu Dedé, e Raimunda Francisca de Andrade, a Dona Diquinha, nasceu no dia 21 de agosto de 1960, no Sítio Casas Velhas, atual município de Poço de José de Moura.

Na fase escolar, estudou na Escola Isolada do Sítio Alto dos Gomes e nela fez até o 4º ano Primário, quando ingressou no ginásio. Estudou até até o 2º ano do Colegial, hoje Ensino Médio, no antigo Colégio Estadual de Uiraúna. Em 1979, foi para João Pessoa; no Liceu Paraibano fez o último ano do colegial e, depois, prestou vestibular. Na primeira tentativa, conseguiu a aprovação para o concorrido curso de Medicina.

Seis anos se passaram rápido. Após a conclusão do curso, ingressou no Hospital de Base do Recife, para fazer uma especialização em Otorrinolaringologia.

Em 1988, para atender a um apelo do seu tio João Evangelista Duarte, o Doutorzinho, se desligou do Exército Brasileiro, onde era oficial médico, com o objetivo de ajudá-lo com a sua atividade na medicina. Doutorzinho disputava o cargo de prefeito do município de Triunfo (PB).

Vitoriosa a campanha, se instalou na cidade de Triunfo e passou a trabalhar em Cajazeiras por dez anos. De 1989 a 1999, atendeu na Climefic, sendo o primeiro otorrino a atender e residir na cidade. Depois, juntamente com o médico Ananias Gonçalves Neto, construíram o que hoje é a Clínica Dr. Ananias. Ainda foi diretor do Hospital Regional de Cajazeiras, trabalhou no Detran, foi médico colaborador do Abrigo de Idosos Luca Zorn e passou dois anos trabalhando no PSF do município de Ipaumirim (CE).

Casou-se em 1990 com Isolda Alves Gualberto, com quem teve um filho: Gustavo. Em 1992, se elegeu prefeito de Triunfo e no dia 1º de janeiro de 1993 assumiu os destinos do município que o acolheu como filho e fez uma gestão preocupada com a Saúde e educação.

Três meses depois veio um golpe quase que fatal: adoeceu e teve que ser operado. Mais duas cirurgias foram realizadas e sua sobrevida se estendeu até o dia 3 de outubro de 1999, quando, às 10h, faleceu em sua residência na cidade de Cajazeiras. Como homem público, médico e ser humano, transmitiu um legado de humildade e respeito ao próximo.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share