O sigilo por cem anos

Muito estranhas essas decisões do governo Bolsonaro ao impor sigilo por cem anos para informações que devem ser de domínio público. “Quem não deve, não teme”, já nos ensina a sabedoria popular. E então, qual a razão disso? O mais impressionante é que tem gente que defende essas absurdas determinações. E é gente que sabe ler e escrever, mas que, por fanatismo político, se recusa a exercitar seu senso crítico.

O recurso do sigilo previsto na Lei do Acesso à informação tem sido banalizado pelo presidente da república, configurando-se numa prática abusiva de desrespeito à transparência a que qualquer gestor público deve obediência. Surpreende a contradição explícita quando se sabe que ele tem repetido à exaustão o trecho bíblico “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. A ação diferente do discurso.

As questões que repetidamente vêm sendo estabelecidas em segredo centenário, são todas de relevância pública. Não é admissível que seja usada a lei do sigilo, pretendendo se sobrepor ao princípio da moralidade que está na Constituição. A pretexto de garantir a segurança nacional vem descumprindo sistematicamente a exigência da transparência na administração pública, definida na Carta Magna de 1988.

Lamentavelmente a Controladoria Geral da União, órgão que deveria zelar pelo cumprimento da Lei de Acesso à Informação, atua como cúmplice nesse ocultamento. O Ministério Público também se mostra convivente ao não agir como fiscal da Lei.

“Presidente, o senhor pode me responder porque todos os assuntos espinhosos/polêmicos do seu mandato, você põe sigilo de 100 anos? Existe algo para esconder?”, lhe perguntou um internauta, referindo-se à proibição decretada para a divulgação dos seus encontros com os pastores flagrados no escândalo do Ministério da Educção. Tendo como resposta a seguinte declaração: “Daqui a cem anos você saberá”. Não é a primeira vez que ele trata de assuntos sérios com ironia, mostrando que equilíbrio, sensatez e responsabilidade, passam longe do perfil do primeiro mandatário da nação.

Confio que quem vier a lhe suceder tome providências no sentido de anular esses decretos, fazendo com que os brasileiros não precisem esperar cem anos para saberem o que estão querendo esconder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Doce rotina

Proteja os que nos são caros, devolvendo-os para nossa proteção fazendo-os entender que a vida é mistério, que…
CLIQUE E LEIA

Prisão verde

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal de rever o entendimento da aplicação do Marco Temporal que disciplina…
CLIQUE E LEIA

Aprendizado

Paredes de hospitais já ouviram preces mais honestas do que igrejas… Já viram despedidas e beijos mais sinceros…
Total
0
Share