Moradores temem deslizamentos de pedras no Serrote do Cristo Rei, em Cajazeiras

Todos os anos, quando começam as chuvas em Cajazeiras, volta uma grande preocupação para a população, sobretudo para os moradores do Bairro Cristo Rei, na zona leste da cidade. O bairro se estende ao redor do Serrote do Cristo Rei, uma grande formação geológica bastante íngreme e repleta de pedras gigantes. Durante os períodos chuvosos, o temor de que as rochas deslizem toma conta dos moradores.

Moradores da local estão preocupados com possíveis deslizamentos de terra e rochas. Ana Cleide, que mora com dez crianças em uma pequena casa, ressalta que convive com o medo, não só de acidentes, como também de doenças transmitidas por insetos e animais.

“É um medo muito grande porque a gente tem crianças e tem esse lixo que pode trazer doenças. A gente pede às autoridades de Cajazeiras – Prefeitura, Bombeiros – que venham nos ajudar para não acontecer uma coisa pior. A gente fica com medo”.

Em fevereiro de 2020, uma pedra gigante rolou e atingiu a parede de uma residência. Por sorte, houve apenas danos materiais e ninguém se feriu.

No último dia 14, uma ação integrada envolvendo Defesa Civil, secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outras entidades, realizou uma vistoria e um mapeamento das áreas de risco para emitir um laudo/relatório atualizado que vai orientar quais as ações preventivas que devem ser feitas para evitar deslizamentos e também as ações para dar suporte social às famílias. O documento também será enviado ao Ministério Público.

Segundo o comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Cajazeiras, tenente-coronel Charlton Ribeiro de Santana, o laudo aponta algumas ações preventivas a serem feitas, a exemplo do escoramento de rochas e um sistema de escoamento de água para evitar que ela se infiltre por baixo das rochas e nas casas.

A secretária de Meio Ambiente de Cajazeiras, Brankinha Abreu, está à frente de uma comissão que está estruturando o Comitê Municipal da Defesa Civil, composto por diversas instituições. Ela confirmou que a vistoria conjunta foi feita no morro e o resultado vai apontar para os serviços que devem ser feitos.

COM INFORMAÇÕES DO DIÁRIO DO SERTÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share