Cajazeiras está entre os 10 municípios com mais mortes por Doença de Chagas na última década na PB

No ranking nacional, o estado do Pará ocupa o primeiro lugar em número de casos confirmados da Doença de Chagas. Do total de confirmações no país entre 2007 e 2019, cerca de 80,95% foram entre os paraenses, conforme dados do governo local. A Paraíba, porém, apesar das ações realizadas nos municípios, registrou 15 óbitos em decorrência do mal nos cinco primeiros meses de 2021, segundo dados preliminares do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao longo da última década, a doença matou 300 pessoas no Estado.

Para evitar que esse número aumente e que o combate à doença seja prejudicado pela pandemia de covid-19, o Ministério da Saúde (MS) divulgou uma nota informativa em abril com recomendações aos estados para adequações das ações de vigilância e cuidado ao paciente com a Doença de Chagas.

Entre as orientações, as visitas domiciliares só serão realizadas se houver infestação confirmada e, em caso de sintomas, o paciente será avaliado também para covid. Outra preocupação do MS é que a doença leva em torno de 40% dos indivíduos infectados a desenvolverem alterações cardíacas e digestivas. Doença infecciosa febril causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitida pelo inseto barbeiro ou bicudo, possui duas fases distintas, a aguda, que permite tratamento, e a crônica, que pode afetar o coração e o aparelho digestivo.

Na Paraíba, a presença do inseto barbeiro se dá prioritariamente nas regiões do Semiárido, principalmente no Sertão e Alto Sertão.

A infectologista Adriana Cavalcanti, do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em João Pessoa, explicou que a doença não é muito comum, mas ressaltou que ainda há ocorrência de casos no Estado. “O ideal é não facilitar para que o barbeiro tenha onde se esconder. Então, deve-se evitar acúmulo de materiais, frestas e, como a doença também é transmitida através de alimentos contaminados, é preciso ter muita atenção quando for consumir açaí ou cana-de-açúcar”, ressaltou.

O que é a Doença de Chagas?

É uma doença transmissível causada por um parasita e transmitida pelo inseto barbeiro, que passa o protozoário Trypanosoma cruzi ao ser humano e animais através da picada. Ele vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente cardíacas e digestivas. A doença foi descoberta pelo sanitarista Carlos Chagas.

Dez municípios com mais óbitos na Paraíba (2011 a 2020)

  • Monteiro – 25
  • João Pessoa – 23
  • Patos – 21
  • Sousa – 16
  • Princesa Isabel – 12
  • Cajazeiras – 9
  • Imaculada – 9
  • Campina Grande – 8
  • Teixeira – 8
  • Pombal – 6

    Fonte: SIM/SES. *Números por município de residência

COM INFORMAÇÕES DO JORNAL A UNIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share