Um pouco da história do Hospital Regional de Cajazeiras

O jornal Estado Novo, edição de 8 de julho de 1941, número 95, tendo como editores Dr. João Jurema, Otacílio Dantas e Antonio José de Sousa, trouxe uma reportagem de capa sobre a inauguração do hospital. Diz o jornal: “como fora previamente anunciado, verificou-se  na tarde de 5 do corrente a instalação do Hospital Regional de Cajazeiras. A cerimônia foi presidida pelo diretor da Saúde Pública do Estado, Dr. Jandui Carneiro, ladeado pelo senhor prefeito municipal Cel Juvêncio Carneiro, Dr. Nelson Carreira, Monsenhor Assis Feitosa, vigário da Catedral do Crato, Cel Elísio Sobreira, prefeito municipal de Pombal. Estiveram presentes autoridades civis e militares, membros da elite social e intelectual cajazeirense e representantes dos municípios de Jatobá e Antenor Navarro”.

O jornal anuncia ainda que o Interventor Federal escolheu para “diretor o Dr. Deodato Cartaxo, para serviço de clínica ginecológica o Dr. Otacílio Jurema e par o serviço de clínica cirúrgica, o Dr. Celso Matos e Dr. Nelson Carreira, nome sobejamente como cirurgião dentro e fora do Estado, para superintender o serviço de clinica cirúrgica na primeira fase de organização do Hospital.”

Um dos oradores assim se referiu: “que o hospital tinha a finalidade social que tão bem se enquadra nas diretrizes do Estado Novo: valorizar o homem, multiplicando as energias do camponês, do trabalhador rural, para que produza mais e melhor”.

A construção do velho HRC, foi uma iniciativa do Bispo Dom João da Mata, que liderou uma campanha no âmbito de todo o sertão, levantando fundos para as obras de engenharia. Vários prefeitos contribuíram para que este empreendimento tivesse êxito. O governo do Estado também colaborou de forma decisiva, principalmente na aquisição dos equipamentos e na contratação do corpo médico e de funcionários.

O médico Nelson Carreira veio de João Pessoa para ser o cirurgião do HRC. Era considerado um dos mais respeitado do Estado. O mesmo ao chegar a Cajazeiras se tornou hóspede do Prefeito Cel Juvêncio Carneiro e logo depois tomou-se as providências para que o mesmo tomasse casa.

História

A iniciativa de construção do Hospital Regional de Cajazeiras foi do bispo Dom João da Matta, que idealizou sua construção em 1937 e deu os primeiros passos para concretizá-la, indicando uma comissão formada pelo padre Fernando Gomes e pelo médico Celso Matos.

O terreno foi adquirido pela Prefeitura Municipal e a construção foi iniciada com a participação da própria população. Logo depois, foi feito um ato de doação ao Estado, que assumiu a responsabilidade pela conclusão da importante obra. Ao longo dos anos, a unidade de saúde passou por várias reformas, mudanças e ampliações em suas instalações físicas.

Inicialmente denominado de “Doralice Almeida”, o Hospital Regional de Cajazeiras mudou de nome depois de alguns anos da sua inauguração passando a se chamar Hospital Dr. José de Souza Maciel. O homenageado foi o primeiro cajazeirense a se formar em Medicina, em Salvador (BA).

A história do HRC se identifica com as atividades desenvolvidas na área de saúde por vários filhos de Cajazeiras formados em Medicina, entre eles: Deodato Cartaxo (seu primeiro diretor), João Izidro Pereira, Vital Rolim, Otacílio Jurema e Waldemar Pires Ferreira, que foram os primeiros profissionais a prestar atendimento aos cajazeirenses e sertanejos. O primeiro procedimento cirúrgico, inclusive, foi feito pelos médicos Otacílio Jurema e Vital Rolim.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share