Napoleão Araújo, o “Seu Bita”

NAPOLEÃO BATISTA DE ARAÚJO

* São José de Piranhas (PB), 07/06/1923
+ Cajazeiras, 23/11/2017

Napoleão Batista de Araújo, Bita, nasceu em 7 de junho de 1923, em Jatobá, hoje São José de Piranhas (PB), filho de Agnelino Batista de Araújo e Maria Isabel da Conceição. Não nasceu em berço de ouro, pois eu pai sertanejo, agricultor, vaqueiro do seu próprio rebanho, exigia que o mesmo tivesse a mesma labuta.

Deixou tudo, no ano de 1942, e buscou outro caminho, orientado pelo primo Tiburtino Inácio e, em Minas Gerais, engajou-se no Exército Brasileiro. Com o advento de Segunda Guerra Mundial, inscreveu-se como voluntário para servir ao seu país.

Como combatente na Segunda Guerra, tem participação efetiva na perda e retomada de Monte Castelo, na Itália. Retornou após a guerra e pediu baixa no Exército para se aliar ao seu pai e auxiliá-lo na luta de, juntos, criarem mais 26 irmãos.

Casou-se com a filha do Major José Filgueira da Silva, Salomé Filgueira de Araújo, constituindo uma família de sete filhos: Francisca Edlamar, José Djalma, Maria Eridan, José Vinícius, Agnelino Neto, Maíza e Maria Helena. Seu casamento com Dona Salomé durou 63 anos, separados que foram em 3 de fevereiro de 2009, após o falecimento de sua companheira.

Seu Bita, como ficou conhecido, sempre fez da sua vida um campo de batalha, pois, ao retorna da Segunda Guerra Mundial, também tomou os amigos e o trabalho como seus maiores aliados, tanto assim que elegeu como atividades dessa batalha a agricultura e a política.

Na agricultura, tornou-se um grande fazendeiro, um dos maiores do Alto Sertão paraibano, atividade preservada pelos seus filhos.

Na política, foi vereador por dois mandatos consecutivos em Cajazeiras e vice-prefeito de São José de Piranhas. Candidato a prefeito da sua terra natal, em 1959, perdeu a eleição por 23 votos, fruto de uma traição apagada pelo tempo.

Traído, desistiu de concorrer a cargos políticos, mas nunca deixou de fazer política, tendo como grandes companheiros: Jacob Frantz e os ex-governadores da Paraíba João Agripino, Ronaldo Cunha Lima e Antônio Mariz, sendo, este último, amigo particular que tinha em Bita o seu conselheiro político.

Seu Bita faleceu em Cajazeiras às 3h da quinta-feira 23 de novembro de 2017, aos 94 anos. O corpo foi velado em Cajazeiras e sepultado no cemitério do Distrito de Boa Vista, em São José de Piranhas após missa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Hotel São Luiz

O Hotel São Luiz, singelo empreendimento hoteleiro, funcionou até meados da década de 1990, instalado num casarão localizado…
Total
0
Share