[2005] Universidade do Sertão deverá ser instalada em Pombal

Segundo o site PSonline, a Faculdade do Sertão, deverá se instalada mesmo no município de Pombal, onde já houve um importante debate convocado pelo prefeito daquele Município, com lideranças políticas, universitárias e da Igreja. Está tramitando na Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei, de autoria do deputado federal Enivaldo Ribeiro, do PP, criando a Universidade do Sertão, a ser sediada no município de Pombal, no Alto Sertão paraibano, beneficiando mais de 200 mil habitantes de dezenas de municípios de uma região importante do Estado.

O deputado Enivaldo Ribeiro, afirmou que vem buscando os apoios possíveis junto ao presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcante, aos integrantes da bancada federal no Congresso Nacional, visando viabilizar essa proposta das lideranças políticas e do reitor da UFPB – Universidade Federal da Paraíba, professor Rômulo Polari, além de defender a implantação de um “Campus Avançado” da UFCG, em Sumé, Pombal e Itaporanga. O movimento em favor da implantação da Universidade, está sendo encetado por prefeitos, vereadores do Sertão e do Cariri paraibano, com o objetivo de reivindicar a instalação dessa instituição.

A Universidade do Sertão, no entendimento do Reitor, seria uma instituição completa, com todos os cursos da área de saúde, como medicina, engenharia, ciências exatas e humanas. Uma instituição para em 10 anos, possuir 25 mil alunos, o que seria muito importante para a economia e o desenvolvimento da Região Sertaneja. A nova instituição instalada em cidades como Cajazeiras, Patos e Sousa e outros municípios, atenderia centenas de estudantes de quatro Estados, no caso da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, gerando cinco mil empregos diretos, além de contribuir significativamente, para a fixação desses alunos, na própria região.

Conforme o deputado federal Enivaldo Ribeiro, não se pode deixar de registrar com entusiasmo o fato de uma instituição pública de ensino superior, como a Universidade Federal de Campina Grande, fazer chegar aos brasileiros do meio rural e urbano, oportunidades de estudos de qualidade, conquistando sua formação superior, sem a necessidade de ir morar em outros centros.

Por outro lado, o reitor da UFCG, Thompson Mariz, informou que os estudos acerca da expansão de cursos e dos campi, estão em andamento. Entre alternativas, avalia-se a criação de extensões da Universidade nas cidades de Sumé, Pombal e Itaporanga. Em termos de cursos para o Campus I, de Campina Grande, Direito, Arquitetura e Área de Saúde, são os cogitados inicialmente. Ele lembra que em vários Estados do Nordeste, houve expansão do Sistema Federal de Ensino Superior, como foi o caso de Pernambuco, que agora possui quatro instituições, a UFPE, a Rural, a de Petrolina, além da do Agreste, na Região do Curimataú.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS – ED. 334 (06 a 12/05/2005)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share