Mário Cartaxo, o engenheiro civil pioneiro

MÁRIO CARTAXO

* Cajazeiras (PB), 26/04/1933

A história de Cajazeiras continua revelando homens e fatos que contribuíram para elevar o nome da cidade. Mário Cartaxo é um desses cajazeirenses de reconhecida importância no contexto sócio, cultural e educacional da terra do Padre Rolim, e que no dia 26, muda de idade, sendo muito festejado pelos familiares e amigos.

Filho de João de França Cartaxo e Ana Marques Cartaxo, ambos filhos de Cajazeiras, ele nasceu no dia 26 de abril de 1933, e foi o primeiro engenheiro civil de Cajazeiras formado na Paraíba, pela Escola Politécnica de Campina Grande. Concluiu o curso no ano de 1958.

Mário iniciou seus estudos em Cajazeiras, fazendo o primário e o colegial em sua terra natal. O antigo curso científico foi feito em Campina Grande, onde também conquistou o primeiro lugar no vestibular para Engenharia Civil da Escola Politécnica.

Poucos meses depois de concluir o curso superior, foi convidado para trabalhar na construção do açude de Orós, no Estado do Ceará. Após sua participação profissional na referida barragem, foi exercer a função de engenheiro na administração central do DNOCS, em Fortaleza. Lá, também exerceu outras elevadas funções no órgão.

Mário Cartaxo não se acomodou com a conclusão do curso de Engenharia Civil e com as funções conquistadas. Fez curso pós graduação, no México e nos Estados Unidos, o que lhe rendeu muitos conhecimentos para concorrer a concursos públicos e ensinar em grandes centros educacionais da Paraíba e do Ceará.

Além de engenheiro civil, é professor concursado, sempre obtendo os primeiros lugares em concursos públicos. Exerceu a profissão de mestre, em Campina Grande, lecionando as disciplinas de Matemática, Física e Desenho. Em Fortaleza, foi professor da Escola Técnica Federal, ensinando Matemática, Física e Mecânica dos Solos.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS – ED. 281 (30/04 A 06/05/2004)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Você Faz o Show

No programa dominical “Você Faz o Show”, temos Carlos Alberto Albuquerque na bateria (da Jazz Manaíra) e Danilo Holanda…
CLIQUE E LEIA

Dia de festa

Em 13 de junho de 1961, José Antônio de Albuquerque, reuniu-se, em confraternização, com amigos e amigas, na…
CLIQUE E LEIA

Quatro “freis”

GAUDÊNCIO TORQUATO Historinha em homenagem ao Frei Damião, sob as bênçãos de quem os nordestinos viveram parte de…
Total
0
Share