Cajazeiras-PB, 12/12/2017
HOME » PARAÍBA » 81 médicos cubanos chegam à Paraíba

81 médicos cubanos chegam à Paraíba

medicos-cubanos

Mais 81 médicos cubanos, dois a mais do que o divulgado na semana passada, desembarcaram no Aeroporto Internacional Castro Pinto, em Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa.  A partir da próxima segunda-feira (9), serão encaminhados a 67 cidades paraibanas, através do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Esta semana, serão acolhidos e passarão por um treinamento. Em setembro, o Estado já havia recebido 76 médicos (13 com diplomas de outros países). Com os 81 cubanos, a Paraíba ficará com 157 médicos, sendo 54 brasileiros e os demais estrangeiros.

Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, devem dar as boas-vindas aos cubanos no dia de hoje. Segundo o Ministério da Saúde, três mil médicos, nas últimas três semanas, participaram do módulo de acolhimento e avaliação do Mais Médicos. Eles estiveram nas cidades de Brasília (DF), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). A aprovação no curso é condição para a emissão do registro profissional provisório pelo Ministério da Saúde, sem a qual os médicos estrangeiros não podem atuar no Brasil.

De acordo com a gerente operacional da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Shenia Maria Felício Felix, 79 médicos estavam previstos para chegar à Paraíba no dia de hoje. No entanto, dois cubanos foram relocados de outros estados porque essas unidades federativas não tinham condições de recebê-los. “Como precisamos de médicos, eles foram encaminhados para o Estado”, revelou.

Dos 223 municípios paraibanos, 118 aderiram ao Mais Médicos nas duas etapas do programa. Com a vinda desses 81 profissionais de saúde, a Paraíba ficará com 157, sendo 54 de nacionalidade brasileira e 103 com diploma estrangeiro, sendo cinco intercambistas, que aderiram voluntariamente ao programa, segundo informou Shenia Maria Felício Felix.

Mais adesão – Os interessados em participar do programa podem aderir até o próximo dia 9 de dezembro, por meio do site maismedicos.saude.gov.br. Médicos com registro profissional em outros países devem anexar ao formulário os documentos validados pelos consulados até o dia 13. Essas vagas estarão disponíveis para os municípios que ainda não contam com nenhum profissional do Mais Médicos.

PORTAL CORREIO

SOBRE Portal Correio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *